Libertad e El Nacional vão às quartas da Copa Equador
Libertad e El Nacional venceram fora de casa e se juntaram a LDU, Independiente de Valle, Universidad Católica e Mushuc Runa nas quartas de final da Copa Equador de 2024
A edição 2024 da Copa Equador teve, a sequência de sua terceira fase, as oitavas de final, que conta com a presença de 11 clubes da elite do país.
O Libertad bateu o Aucas, em duelo entre equipes da primeira divisão, ao fazer 1 a 0, em pleno estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito.
O único gol da partida foi marcado por David Caicedo, de cabeça, no minuto inicial do segundo tempo, definindo o triunfo dos lojanos. O Aucas, por sua parte, chegou à sexta derrota seguida, todas sem sequer balançar as redes.
No estádio Olímpico Etho Vega Baquero, em Santo Domingo de los Colorados, o Santo Domingo, da terceira divisão, quase surpreende o El Nacional, mas acabou perdendo por 3 a 2.
Jorge ‘Tukita’ Ordóñez inaugurou o marcador logo aos três minutos, porém José Flor, contra, aos 26, empatou para os mandantes. No segundo tempo, de pênalti, Peñarrieta, aos 12 minutos, virou. No entanto, o ‘Bi-Tri’, com suas individualidades, conseguiram a “remontada”. Aos 28, Gabriel Cortez, em chute de fora da área, deixou tudo igual. Aos 41, Jorge Ordóñez voltou a aparecer e classificou os visitantes.
Copa Equador tem apenas duas vagas em aberto
Assim, Libertad e El Nacional se juntam a LDU, Independiente del Valle (atual campeão), Universidad Católica e Mushuc Runa nas quartas de final do torneio nacional.
Os demais confrontos das oitavas de final são Guayaquil City x Delfín (sábado, dia 7) e Emelec x Técnico Universitario (domingo, dia 8).
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as quartas de final. serão realizadas em jogos únicos. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. Em 2023 o torneio não aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”, além de ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.
Leia+