Aspas resolve e Celta vira sobre o Alavés
Depois de sair atrás no placar, Celta reagiu no segundo tempo e um gol de Aspas garantiu a vitória sobre o Alavés
A temporada 2024/2025 de LaLiga, nome oficial do Campeonato Espanhol, teve sequência nesta sexta-feira (16). O Celta derrotou o Alavés por 2 a 1, de virada, no estádio Abanca Balaídos, em Vigo, diante de 22.477 espectadores.
O veterano Iago Aspas, de 37 anos, foi o nome da partida. O capitão do Celta poderia ter sido expulso logo aos seis minutos. Teve um gol anulado aos 43, através do impedimento semiautomático que apontou um bico de chuteira à frente. Contudo, acabou dando a vitória ao time da casa no fim do segundo tempo.
Mérito para o técnico Claudio Giráldez, que soube mexer bem na equipe, e também para a grande atuação do sueco Swedberg, autor de um gol e uma assistência. Ele foi fundamental na virada contra um Alavés muito bem taticamente e que havia saído na frente.
O jogo
Com apenas seis minutos, Iago Aspas acertou o braço em Antonio Blanco e foi expulso pelo árbitro debutante Quintero González. No entanto, avisado pelo VAR, ele mudou a cor do cartão após ver a repetição várias vezes. O capitão celeste dá com o antebraço esquerdo no pescoço do rival, que caiu no chão quando notou o contato, sem a força excessiva que parecia ter ocorrido.
Melhor em campo, o Alavés controlou a primeira parte com autoridade. Além disso se adiantou no marcador graças a uma boa conexão entre Antonio Blanco e Kike García. O meio-campista fez um ótimo centro para a área para o atacante, de cabeça, mandar a bola para as redes.
Na melhor combinação do trio ofensivo do Celta chegou o gol de empate, anulado pelo VAR através do impedimento semiautomático. No momento de Douvikas arrancar após passe de Bamba e passar para Aspas chutar certeiro, o jogador estava adiantado por um bico de chuteira.
Giráldez realizou três mudanças no intervalo e o Celta melhorou. Afastou o Alavés de sua área e se aproximou perigosamente da contrária. Sivera evitou gols certos de Aspas e Mingueza. No entanto nada pode fazer num grande disparo de Williot Swedberg, em jogada iniciada pelo brasileiro Jailson, um dos que haviam vindo do banco.
Com a igualdade sofrida, o Alavés também mexeu, em busca da vitória. E a vontade de sair com os três pontos terminou em zero quando Swedberg se converteu em assistente e deixou Iago Aspas à vontade para bater cruzado, de esquerda, e acertar a lateral da rede para dar o triunfo ao Celta.
Assim, o Deportivo Alavés perde pela primeira vez, após marcar o primeiro gol na LaLiga, desde 12 de novembro de 2023, diante do Barcelona (13 partidas sem derrota).