Athletic conquista a “Euskal Herria Txapela”
Com grande partida de seus pontas, Athletic Bilbao bateu Osasuna na Euskal Herria Txapela, em Barakaldo
O Athletic Bilbao venceu o Osasuna por 2 a 1, no estádio Lasesarre, em Barakaldo, diante de aproximadamente cinco mil torcedores, pela Euskal Herria Txapela.
Ainda sem Nico, seu irmão Iñaki foi um destaques da partida, junto com Djaló. O jogador tem dois gols e duas assistências na pré-temporada.
Balenziaga foi homenageado por sua despedida do futebol e deu o pontapé inicial, acompanhado por Kike Zurutuza, representando a Euskal Herria Kirola, promotora do jogo. A equipe bilbaína começou bem melhor, atuando com contundência e verticalidade. Por ser quem mais propunha as ações ofensivas e ficava com a bola, acabou premiado ao sair na frente aos 19 minutos, com Djaló, após receber de costas passe rasteiro de Prados, dominar e girar para chutar para o fundo das redes. O Osasuna, por sua vez, pouco fez no primeiro tempo. Ainda assim, aos 26, Raúl García empatou de cabeça, depois de um centro de Moncayola.
No segundo tempo, o Athletic continuou melhor, mesmo após tantas substituições dos dois lados. Djaló e Williams seguiam como os mellhores em campo. E eles resolveram aos 20 minutos. Djaló encarou Areso pela esquerda, fez a finta e passou para Iñaki meter uma bomba de direita sem chances para o goleiro. Assim, o time de Bilbao conquistou o torneio pela terceira vez em sete edições.
ATHLETIC: Padilla, De Marcos, Yeray Paredes, Yuri, Prados, Herrera, Iñaki Williams, Sancet, Berenguer e Djaló. Também jogaram: Lekue, Vesga, Gorosabel, Unai Gómez, Martón e Jauregizar.
OSASUNA: Aitor Fernández, Areso, Catena, Herrando, Bretones, Rubén García, Moncayola, Torró, Rubén Peña, Muñoz e Raúl García. Também jogaram: Moi Gómez, Budimir, Arnaiz, Nacho Vidal, Juan Cruz e Ibáñez.
Euskal Herriko Txapela teve a sua sétima edição
A Euskal Herriko Txapela é uma competição na qual participam os clubes do País Vasco (Comunidad Autónoma del País Vasco e a Comunidad Foral de Navarra). Participam os dois times com os melhores resultados nos dérbis vascos da LaLiga. Ou seja, os que envolvem Athletic Bilbao, Real Sociedad, Osasuna, Eibar e Alavés.
A primeira edição aconteceu em 2018, em Irún: Athletic Bilbao 1 x 0 Real Sociedad. Em 2019, Eibar 2 x 1 Real Sociedad, em Tolosa. Jogando em casa, em San Sebastián, enfim a Real foi campeã, fazendo 1 a 0 no Osasuna, em 2020. Em 2021, em Irún, Osasuna 3 x 1 Real Sociedad. Em 2022, em Barakaldo, Athletic Bilbao 1 x 0 Real Sociedad. Ano passado, em Irún, Osasuna 3 x 1 Real Sociedad.
Leia+