Lewis Hamilton herda vitória no GP da Bélgica de F1
Heptacampeão mundial, Hamilton vence depois de punição ao companheiro de Mercedes, George Russell e conquista sua 105ª vitória na F1
A temporada de 2024 da F1, com um número recorde de grandes prêmios na história, teve, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, sua 13ª etapa. E uma corrida emocionante do início ao fim, até depois da bandeirada quadriculada, com Lewis Hamilton herdando um triunfo.
O pole Charles Leclerc manteve a liderança depois da largada. Sergio Pérez, que era o segundo colocado, acabou ultrapassado por Hamilton. Lando Norris perdeu três posições e caiu para a sétima posição. Lá atrás, Verstappen passou alguns rivais e colou em Norris.
O heptacampeão liderou boa parte da corrida, depois de assumir a liderança nas voltas iniciais. Russell optou por uma estratégia de apenas uma parada e ficou na ponta. A diferença era de quase sete segundos para o seu companheiro de Mercedes. Quando faltavam cinco voltas para o fim da corrida, a vantagem caiu para 1,2s e a ultrapassagem parecia inevitável. Em seguida chegou a ser de apenas meio segundo. Contudo, mesmo com um pneu gasto por 16 voltas a mais, Russell garantiu a vitória na pista, antes de ser desclassificado da corrida.
Nas verificações pós-GP, o carro de Russell pesou 796,5 kg depois que o combustível foi drenado, 1,5 kg abaixo do peso mínimo de 798 kg previsto no regulamento. É a primeira vez que o vencedor de uma prova é desclassificado desde Michael Schumacher no GP da Bélgica de 1994.
Assim, o heptacampeão Lewis Hamilton alcançou sua 105ª vitória e o seu 201º pódio. Por fim, são 152 pódios por uma mesma equipe, uma marca recorde.
Veja o resultado final do GP da Bélgica de F1:
1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Carlos Sainz (Ferrari)
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
10) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
15) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
16) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
18) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
OUT) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
DSQ) George Russell (Mercedes)
Max Verstappen (HOL) lidera com 277 pontos. Lando Norris (GBR), com 199, continua em segundo. Charles Leclerc (MON) tem 177. Oscar Piastri subiu para quarto, com 167. Carlos Sainz (ESP) caiu para quinto, com 162. Lewis Hamilton assumiu o sexto lugar, com 150. No campeonato de construtores, a Red Bull é a líder, com 408 pontos, seguida pela McLaren, com 366, Ferrari, com 345 e Mercedes, com 266.