El Nacional evita vexame e avança nos pênaltis na Copa Equador
Todos os 16 clubes da elite estrearão fora de casa na Copa Equador de 2024
A edição 2024 da Copa Equador teve a sequência da sua segunda fase e quase a sua primeira surpresa envolvendo um clube da elite do país, que ficaram de fora da etapa inicial.
Baños Ciudad de Fuego, da terceira divisão, e El Nacional empataram por 1 a 1, no estádio José Silva Romo, em Baños.
Os visitantes saíram na frente aos 20 minutos do primeiro tempo, com um golaço do estreante Jawer Guisamano (ex-Chacarita Juniors/ARG), ao deixar um marcador no chão e acertar chutaço de fora da área no ângulo.
Entretanto, logo no minuto inicial da segunda etapa, Duffer Carabalí chutou forte de longe, rasteiro, no cantinho, deixando o marcador igual e levando a definição para os pênaltis.
Melhor para o Bi-Tri, que impôs a sua hierarquia e derrotou por 3 a 1 o time da casa. Agora, nas oitavas de final, seu adversário será o ganhador de Santo Domingo x Orense.
Demais duelos dos 16avos de final da Copa Equador:
- Bonita Banana x LDU de Quito
- Deportivo Cuenca x Manta
- La Castellana 1 x 5 Aucas
- Deportivo Santo Domingo x Orense
- Independiente Juniors x Barcelona
- Leones del Norte x Mushuc Runa
- Vicentino Dragón x Libertad
- Olmedo x Independiente del Valle
- Cuniburo x Macará
- Junior x Delfín
- Guayaquil City x Cumbayá
- AV25 x Emelec
- La Cantera de Pastaza x Técnico Universitario
- La Paz x Universidad Católica
- Santa Elena Sumpa x Imbabura
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as oitavas e as quartas de final serão realizadas em jogos únicos, sempre com a equipe de pior divisão/colocação atuando como local. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. O campeão foi o Independiente del Valle, que ganhou a final contra o 9 de Octubre. Em 2023 o torneio aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”, além de ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.