Espanha se torna a primeira tetracampeã da Eurocopa
Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1, na final da Eurocopa de 2024, em Berlim, na Alemanha, e se torna a única tetra
A Eurocopa de 2024 teve a sua campeã definida neste domingo (14). A Espanha ganhou da Inglaterra por 2 a 1, no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha. Assim, a seleção espanhola é a primeira tetra na história do torneio continental.
Os espanhóis jogaram melhor do início ao fim. O primeiro tempo, mesmo com mais posse de bola e domínio territorial da “Fúria”, não teve uma chance clara de gol sequer.
A etapa final, porém, começou com a Espanha inaugurando o marcador com menos de um minuto. Lamine Yamal deu ótimo passe em profundidade para Nico Williams chutar rasteiro e cruzado, sem chances para Pickford.
Os ingleses, mesmo atrás no placar, não se lançaram à frente, mas conseguiram empatar aos 28, quando Saka encontrou Bellingham dentro da área para ajeitar para trás e Palmer, que havia acabado de entrar, bateu cruzado de fora da área e bater o goleiro Unai Simón.
Aos 42, veio o gol do justíssimo título espanhol. Cucurella cruzou rasteiro da esquerda e Oyarzabal se antecipou ao marcador e ao goleiro para se jogar na bola, completar para as redes e dar a vitória e o título europeu à Espanha. Uma campanha irretocável: seis vitórias e um empate (com direito a triunfo na prorrogação contra a Alemanha).
Assim, o técnico Luis de la Fuente se junta a José Villalonga, Luis Aragonés e Vicente Del Bosque como os treinadores campeões com a “Fúria”. A conquista da Eurocopa representa um grande feito no futebol europeu. A Espanha tornou-se a primeira tetracampeã continental, em 17 edições realizadas. Em 1964 venceu a extinta União Soviética por 2 a 1. Depois, em 2008, superou a Alemanha por 1 a 0, e em 2012, goleou a Itália por 4 a 0.
Leia+