Espanha e Inglaterra decidem a Euro neste domingo (14)
Ainda invictas, Espanha e Inglaterra se enfrentam na final da Eurocopa de 2024, em Berlim, na Alemanha
A Eurocopa de 2024 tem a sua final neste domingo (14), às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha: Espanha x Inglaterra. Enquanto a seleção espanhola busca ser a primeira tetra na história do torneio continental, os ingleses querem o título inédito.
Espanha
A Espanha pode alcançar um grande feito no futebol europeu. Nas 16 edições realizadas de Eurocopa, os espanhóis saíram campeões três vezes. Em 1964 venceram a extinta União Soviética por 2 a 1. Depois, na vitoriosa era Vicente Del Bosque, em 2008, superaram a Alemanha por 1 a 0, e em 2012, golearam a Itália por 4 a 0.
A conquista da Eurocopa também poderia representar para a sequência de uma era vitoriosa sob o comando de Luis de la Fuente, que já conquistou a inédita Liga das Nações com a Espanha no ano passado.
Jogando o futebol mais vistoso da Euro, a seleção espanhola venceu a Croácia, na estreia, por 3 a 0. Em seguida fez 1 a 0 na Itália e na Albânia. Nas oitavas de final, goleada por 4 a 1 na Geórgia. Nas quartas, vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha, na prorrogação (o tempo normal terminou 1 a 1). Na semifinal, triunfo de virada sobre a França: 2 x 1.
Lamine Yamal, de apenas 16 anos de idade, tem sido um dos destaques. O jogador do Barcelona, inclusive, deve vencer o prêmio Golden Boy, do jornal italiano Tuttosport. O troféu coroa o melhor jogador jovem do ano (apenas atletas nascidos a partir de 2004 concorrem). Além dele, o título pode colocar o Rodri, do Manchester City, ainda mais na briga pela Bola de Ouro, premiação tradicional da revista France Football que premia o melhor jogador da temporada.
Inglaterra
Atual vice-campeã do torneio, a seleção inglesa que vai em busca de seu primeiro título. Para isso contam com a jovem estrela do Real Madrid, Jude Bellingham, outro cotado para ser o melhor jogador da temporada. Mesmo com um desempenho abaixo do esperado nesta reta final de temporada, uma atuação decisiva poderia deixá-lo como o principal favorito, ultrapassando o brasileiro Vinícius Júnior, seu companheiro de equipe.
Além disso, a conquista da Euro acabaria também com o incrível jejum de Harry Kane, do Bayern de Munique. O capitão inglês, aos 30 anos, ainda não ganhou nenhum título na carreira. E daria mais tranquilidade para a continuidade da Era Southgate. O técnico assumiu efetivamente no fim de 2016 e vem sendo muito contestado.
Nesta Eurocopa, a Inglaterra estreou vencendo a Sérvia por 1 a 0. Em seguida empatou contra Dinamarca (1 x 1) e Eslovênia (0 x 0). Nas oitavas de final, despachou a Eslováquia, de virada (1 a 0 na prorrogação, após 1 a 1 no tempo normal). Nas quartas, precisou dos pênaltis para eliminar a Suíça (5 x 3), depois de 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. Em mais uma virada, na semifinal deixou a Holanda pelo caminho (2 x 1).
Onde assistir esta final?
A partida entre Espanha x Inglaterra terá transmissão para todo o Brasil. O torcedor terá como opção TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Globoplay (streaming) e CazeTV (Youtube).
Provável escalação da Espanha: Unai Simón; Dani Carvajal, Robin Le Normand (Nacho), Aymeric Laporte e Marc Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz e Dani Olmo; Lamine Yamal, Nico Williams e Álvaro Morata.
Provável time do Inglaterra: Joran Pickford; Kyle Walker, Jhon Stones e Marc Guéhi; Bukayo Saka, Kobbie Mainoo, Declan Rice e Luke Shaw (Trippier); Jude Bellingham, Phil Foden e Harry Kane.