Copa Venezuela define seus semifinalistas
Único invicto, Monagas segue na briga pelo título da Copa Venezuela de 2024
Depois de cinco anos, a Copa Venezuela, oficialmente denominada Copa Venezuela Luis Mendoza 2024, está de volta, para a sua 51ª edição. A competição está sendo realizada de 6 de junho a 20 de julho, com a participação de 14 equipes da Primeira Divisão e 16 da Segunda Divisão.
Os 30 participantes estavam em dez grupos de três cada, de acordo com a localização geográfica. E considerando também a inclusão de pelo menos uma equipe da ‘Segunda División’ em cada grupo. Na fase de grupos, após turno e returno, os dez vencedores e os seis melhores segundos classificados avançam para o mata-mata. As oitavas de final, quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogo único, com o mandante definido por sorteio.
Dos 16 que chegaram ao mata-mata (entre eles o Zamora, atual campeão), quatro estavam invictos: Bolívar, Estudiantes de Mérida, Academia Anzoátegui e Monagas. No entanto, as oitavas de final revelaram surpresas. Apenas o Monagas, dono da melhor campanha geral, seguiu em frente.
As quartas de final aconteceram nesta quinta-feira (11). Rayo Zuliano e Marítimo empataram por 1 a 1, com triunfo dos mandantes por 4 a 3 nos pênaltis. UCV e Deportivo La Guaira ficaram no 0 a 0, com vitória do time da casa nas penalidades máximas: 4 x 3. A Academia Puerto Cabello perdeu como anfitriã para o Metropolitanos: 2 x 4. E o Angostura (então melhor defesa) foi batida pelo Monagas (melhor ataque): 1 x 2.
Nas semifinais, domingo (14), jogam Deportivo La Guaira x Rayo Zuliano (Olímpico, em Caracas) e Monagas x Metropolitanos (Monumental, em Maturín).
Campanha dos semifinalistas da Copa Venezuela:
DEPORTIVO LA GUAIRA – 9 pontos ganhos em 6 jogos (2 vitórias, 3 empates e 1 derrota), com 8 gols feitos e 7 gols sofridos;
RAYO ZULIANO – 11 pontos ganhos em 6 jogos (3 vitórias, 2 empates e 1 derrota), com 7 gols feitos e 4 gols sofridos;
MONAGAS – 16 pontos ganhos em 6 jogos (5 vitórias, 1 empate e 0 derrota), com 17 gols marcados e 5 gols sofridos;
METROPOLITANOS – 15 pontos ganhos em 6 jogos (5 vitórias, 0 empate e 1 derrota), com 14 gols marcados e 8 sofridos.