Copa Equador conhece os duelos da próxima fase
Todos os 16 clubes da elite estrearão fora de casa na Copa Equador de 2024, que terá jogos únicos nas próximas três fases
A edição 2024 da Copa Equador teve a finalização de sua primeira fase no último domingo (7), definindo os 16 clubes que enfrentarão na próxima fase uma das 16 associações da elite, previamente classificadas. Seguiram adiante: Olmedo, Bonita Banana, Independiente Juniors, Manta, Santa Elena Sumpa, La Castellana, La Paz, Leones del Norte, Cuniburo, Vicentino Dragons, Baños Ciudad de Fuego, Santo Domingo de los Tsáchilas, La Cantera de Pastaza, Guayaquil City e Tumbaco AV25. E também o Junior. Após ser goleado por 4 a 0 pela Liga de Cuenca, a Federação Equatoriana de Futebol decidiu eliminar a equipe do torneio. Motivo: modificar o “Team Sheet Report”, ou seja, fazer mudanças na relação de atletas apresentada à organização, sem autorização prévia.
O sorteio aconteceu na sede da Federação Equatoriana de Futebol. As equipes da Série A visitarão os times da Série B e da ‘Segunda Categoría’ (terceira divisão) nos chamados 16avos de final, cumprindo a norma estabelecida no regulamento da Copa Equador de 2024.
O Ranking Conmebol determinou a posição dos clubes da Série A nos potes. Os demais foram localizados pela tabela de posição em seus respectivos campeonatos.
Os duelos dos 16avos de final da Copa Equador:
- Bonita Banana x LDU de Quito
- Deportivo Cuenca x Manta
- Baños Ciudad de Fuego x El Nacional
- Deportivo Santo Domingo x Orense
- Independiente Juniors x Barcelona
- Leones del Norte x Mushuc Runa
- La Castellana x Mushuc Runa
- Vicentino Dragón x Libertad
- Olmedo x Independiente del Valle
- Cuniburo x Macará
- Junior x Delfín
- Guayaquil City x Cumbayá
- AV25 x Emelec
- La Cantera de Pastaza x Técnico Universitario
- La Paz x Universidad Católica
- Santa Elena Sumpa x Imbabura
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as oitavas e as quartas de final serão realizadas em jogos únicos, sempre com a equipe de pior divisão/colocação atuando como local. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. O campeão foi o Independiente del Valle, que ganhou a final contra o 9 de Octubre. Em 2023 o torneio aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF.