Córdoba vira e vai à segundona espanhola
Depois de Deportivo La Coruña, Castellón e Málaga, Córdoba consegue o acesso à segundona
A “Primera RFEF” 2023/2024, nome oficial da terceirona espanhola, teve Deportivo La Coruña, no Grupo 1, e Castellón, no Grupo 2, na primeira colocação. Assim, ambos foram promovidos à segundona nacional, por antecipação.
Segundo o regulamento, após as 38 rodadas previstas, segundo, terceiro, quarto e quinto colocados dois dois grupos disputarão um play-off. Após duas fases, os dois que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 16º ao 20º) sofrerão o rebaixamento à “Segunda RFEF” (quarta divisão espanhola).
Córdoba sai atrás, mas vira e conquista acesso
Após o empate por 1 a 1, na ida, quem vencesse o duelo de volta, no estádio Nuevo Arcángel, na cidade de Córdoba, conseguiria a última vaga na segundona espanhola da temporada 2024/2025. Um dia antes, o Málaga, com um gol nos acréscimos da prorrogação, havia assegurado o seu retorno à ‘División de Plata’.
Aos 13 minutos do primeiro tempo, Héctor Fort disparou pela lateral direita, sem marcação, e com um forte disparo cruzado bateu Carlos Marín para inaugurar o marcador. Contudo, aos 33, centro na medida de Calderón para cabeçada certeira de Alberto Toril, para baixo, sem chances de defesa. O Barça se intranquilizou com o gol sofrido, enquanto os mandantes se encheram de coragem.
Já no segundo tempo, aos dez minutos, erro na saída de bola blaugrana que Toril aproveitou para bater Marc Vidal com um brilhante toque por cobertura e decretar a virada. Ele fez os três gols cordobesistas no duelo. A partir daí, o Barcelona tentou atacar, mas não encontrou espaço suficiente na defesa adversária. E o Córdoba está de volta à Segunda Divisão cinco anos depois.