Málaga está de volta à segundona espanhola
Depois de Deportivo La Coruña e Castellón, que conseguiram o acesso direto à segundona, só há mais uma vaga em aberto
A “Primera RFEF” 2023/2024, nome oficial da terceirona espanhola, teve Deportivo La Coruña, no Grupo 1, e Castellón, no Grupo 2, na primeira colocação. Assim, ambos foram promovidos à segundona nacional, por antecipação.
Segundo o regulamento, após as 38 rodadas previstas, segundo, terceiro, quarto e quinto colocados dois dois grupos disputarão um play-off. Após duas fases, os dois que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 16º ao 20º) sofrerão o rebaixamento à “Segunda RFEF” (quarta divisão espanhola).
Málaga sofre, mas conquista acesso no último lance
Após vencer em casa, no estádio La Rosaleda, o Málaga (3º do 2) jogava pelo empate contra o Gimnàstic (2º do 1), no Nou Estadi Costa Daurada de Tarragona, neste sábado (22). Sem perder há sete partidas, a equipe malaguenha sofreu, mas conseguiu o acesso na prorrogação.
O jogo começou com muito respeito por parte de ambas as equipes e chegou ao intervalo com o placar em branco. No segundo tempo, o time da casa saiu na frente com Alan Godoy, de cabeça, aos 27 minutos. Neste momento já tinha um a menos em campo, pela expulsão de Nacho González, aos 18. Apoiado pela sua torcida, o heroico Nàstic esteve perto de marcar o segundo e sair de campo promovido à ‘División de Plata’. Contudo, mesmo com as múltiplas ocasiões geradas, o marcador não foi alterado.
Assim, houve prorrogação. Conforme previsto no regulamento, por ter melhor campanha, o Gimnàstic tinha a vantagem do empate. Para melhorar, logo aos três minutos, Gorka Santamaría, também de cabeça, marcou para os catalães. O Málaga precisava virar. E foi para cima, criando várias chances. No entanto, apenas no segundo tempo, aos três minutos, Dioni empatou. Nos acréscimos, aos 16 minutos, já com o seu goleiro na área adversária, Antoñito aproveitou sobra de bola dentro da área e chutou para estufar as redes e dar a alegria aos andaluzes, de volta à Segunda Divisão na próxima temporada, 398 dias depois.
Neste domingo (23), 0 Córdoba (2º do 2) recebe o Barcelona B (3º do 1), no estádio Nuevo Arcángel, na cidade de Córdoba. É mais um duelo Andaluzia x Catalunha. Na ida houve empate por 1 a 1. Assim, quem vencer, sobe. Caso haja novo empate, o promovido será conhecido na prorrogação, com vantagem para os mandantes.