UCAM Murcia está na semifinal da ACB
Depois de vencer como visitante e perder como mandante, UCAM Murcia surpreende Valencia novamente e está classificado à semifinal da Liga ACB 2023/2024
No Jogo 3 da fase de quartas de final da temporada 2023/2024 da Liga ACB, nome oficial do Campeonato Espanhol de Basquete Masculino, a UCAM Murcia ganhou do Valencia por 84 a 77, em pleno ginásio La Fonteta.
Após vencer fora por 96 a 86, a UCAM Murcia perdeu em casa para o Valencia, por 83 a 72. O terceiro e decisivo duelo começou com triunfo valenciano por 27 a 26. O segundo quarto terminou empatado: 17 x 17. O time da casa voltou a triunfar no terceiro: 19 x 18. No entanto, os murcianos fizeram 23 a 14 no último e conquistaram a vitória, de virada.
No Valencia, destaque para os 23 pontos do cestinha Davies. Por outro lado, a equipe da casa desperdiçou oito de seus 26 lances livres cobrados. A UCAM Murcia eve cinco jogadores com dois dígitos nos pontos: Radebaugh (20), Ennis (13), Kurucs (12), Sleva (12) e Morin (10).
Será a primeira participação da UCAM Murcia nas semifinais da Liga ACB. Seu adversário será o Unicaja Málaga. O outro finalista sairá de Real Madrid x Barcelona. Contudo, o formato das séries será 2-2-1 (malaguenhos e merengues jogam duas em casa, depois duas fora e decidem como mandantes se for necessário o Jogo 5).
Unicaja Málaga, Real Madrid e Barcelona avançaram sem derrota
Nas quartas de final, o Real Madrid eliminou o Gran Canaria, com dois triunfos. O Unicaja Málaga, melhor campanha da fase regular, desclassificou o Manresa, também com duas vitórias. E o Barcelona despachou o Tenerife, da mesma forma.
Cabe lembrar que o argentino Facu Campazzo, do Real Madrid, foi eleito o MVP da Liga ACB 2023/2024 (conta-se apenas a temporada regular). O quinteto ideal, além dele, tem também Andrés Feliz (Joventut Badalona), Markus Howard (Baskonia), Dylan Osetkowski (Unicaja) e Giorgi Shermadini (Lenovo Tenerife).
Baskonia x Bilbao (3ª rodada) segue com o recorde de público da Liga ACB 23/24 até aqui: 15.504 pessoas na Fernando Buesa Arena. O Bilbao, com 43, é o dono da menor pontuação em um só jogo. Já o Unicaja Málaga, com apenas cinco, é quem menos pontuou em um único quarto. Curiosamente, ambas as marcas foram batidas numa mesma partida, pela 11ª rodada. O Barcelona é o dono da maior pontuação em um único jogo, ao fazer 115 contra o Girona, também pela 11ª rodada. Markus Howard (Baskonia) é o maior pontuador em uma só partida, com os 37 pontos contra Barcelona (24ª rodada) e Granada (25ª rodada).