Numa corrida com poucas ultrapassagens, pela primeira vez na história da F1 os dez primeiros que largaram terminaram nas mesmas posições
A temporada de 2024 da F1, com um número recorde de grandes prêmios na história, teve, no circuito de rua de Monte Carlo, em Mônaco, a sua oitava etapa.
Nascido e criado no principado, Charles Leclerc, que largou na pole position, liderou de ponta a ponta e venceu a corrida. Logo na primeira curva, os pilotos Sergio Pérez, da Red Bull, e Kevin Magnussen, da Hass, colidiram. Nico Hülkenberg, também da Hass, acabou também sendo atingido pelo carro do mexicano. Houve bandeira vermelha, para a limpeza da pista. A relargada da prova foi dada mais de 40 minutos depois do acidente.
Os dez pilotos que largaram nas dez primeiras posições chegaram nos mesmos postos. Algo inédito na história da F1. Além disso, foi a primeira vez que o piloto monegasco ganhou em sua terra natal. Essa foi a sexta vitória de Charles Leclerc na Fórmula 1. Depois de 93 anos, um piloto do Principado voltou a vencer o GP de Mônaco.
Com o triunfo, Leclerc chegou aos 138 pontos e se aproximou do líder Verstappen, que foi 169. A próxima etapa da F1 2024 será o GP do Canadá, no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, no dia 9 de junho, às 15 horas (de Brasília).
Resultado final do GP de Mônaco:
- Charles Leclerc (Ferrari) – 1m18s636
- Oscar Piastri (McLaren) +7s152
- Carlos Sainz (Ferrari) +7s585
- Lando Norris (McLaren) +8s650
- George Russell (Mercedes) +13s309
- Max Verstappen (RBR) +13s853
- Lewis Hamilton (Mercedes) +14s908
- Yuki Tsunoda (RB) +1 volta
- Alex Albon (Williams) +1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) +1 volta
- Fernando Alonso (Aston Martin) +2 voltas
- Daniel Ricciardo (RB) +2 voltas
- Valtteri Bottas (Sauber) +2 voltas
- Lance Stroll (Aston Martin) +2 voltas
- Logan Sargeant (Williams) +2 voltas
- Guanyu Zhou (Sauber) +2 voltas
- Esteban Ocon (Alpine) – ABANDONOU
- Nico Hulkenberg (Haas) – ABANDONOU
- Sergio Pérez (RBR) – ABANDONOU
- Kevin Magnussen (Haas) – ABANDONOU