Veja os confrontos da fase final dos play-offs da “Segunda RFEF”
Dez clubes tentam se juntar a Ourense, Athletic B, Hércules, Sevilla Atlético e Gimnástica Segoviana no acesso à “Primera RFEF”, a terceirona espanhola
Foram realizadas as partidas de volta da primeira fase de play-offs da “Segunda RFEF” 2023/2024, nome oficial da quarta divisão do futebol espanhol, etapa que definirá os últimos cinco clubes a conseguirem a promoção para a “Primera RFEF”, a terceirona nacional.
Na primeira fase foram 90 participantes em cinco grupos regionalizados, com 18 integrantes cada. Após as 34 rodadas previstas, o primeiro colocado garantiu o acesso à “Primera RFEF” na próxima temporada: Ourense, Athletic Bilbao B, Hércules, Sevilla Atlético e Gimnástica Segoviana,
Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados disputarão um play-off com os clubes que terminarem nestas mesmas colocações nos outros cinco grupos. Após duas fases mescladas, os cinco que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 14º ao 18º) sofreram o rebaixamento. Além disso, os quatro piores 13º disputarão um play-out para definição de mais dois despromovidos à “Tercera RFEF” (quinta divisão espanhola).
Betis B e Yeclano venceram de novo
O Betis B (5º do 4), que havia 2 a 0 no Europa (2º do 3), em casa, voltou a ganhar, desta vez por 3 a 1, fora. O Yeclano (2º do 4), único a triunfar fora de casa na ida, fazendo 1 a 0, voltou a derrotar o Lleida Esportiu (5º do 3): 2 x 0.
Zamora e SS Reyes precisaram da prorrogação
Classificação difícil teve o Zamora (3º do 1). O time tinha perdido por 2 a 0 para o Sant Andreu (4º do 3). Agora, como mandante, devolveu o placar e segurou o placar em branco na prorrogação para seguir adiante. Caminho parecido com o San Sebastián de los Reyes (2º do 5). Depois de um 2 a 2 fora contra o Rayo Cantabria (5º do 1), empate por 0 a 0, em casa. Na prorrogação, Yael Ballesteros (10′ do 2º) deu o triunfo aos mandantes sobre o time B do Racing Santander.
Veja os demais resultados da “Segunda RFEF”:
O Pontevedra (2º do 1), que havia perdido por 2 a 1 para o Deportivo Aragón (5º do 2), fora de casa, na ida, conseguiu vencer por 3 a 1, de virada. Pau Sans abriu o placar para o time B do Real Zaragoza, logo aos nove minutos. Contudo, Yelko Pino, aos 38, empatou, No segundo tempo apareceu Toño Calvo. Ele virou aos 21 minutos e fez o gol da classificação no último minuto.
O Orihuela (4º do 4), que bateu o Badalona Futur (3º do 3) por 1 a 0, em casa, ficou no empate por 0 a 0, como visitante. Caso oposto ao da UD Logroñés (3º do 2). Após 0 a 0, fora, venceu o Guijuelo (4º do 1) por 1 a 0, em seus domínios, gol de Andoni Ugarte (45′ do 1º), mesmo com a expulsão de Titi Fernández logo no minuto inicial de partida. Situação idêntica a do Barakaldo (2º do 2). 0 a 0 como visitante e triunfo por 1 a 0, como local, gol de Isuskiza (40′ do 1º), contra o Atlético Paso (5º do 5).
Outro a decidir em casa depois de um 0 a 0 fora foi o Marbella (3º do 4). Los “blanquillos” eliminaram o Getafe B (4º do 5): 2 x 1. O Numancia (3º do 5) venceu em seus domínios o Utebo (4º do 2) por 2 a 0 e se classificou. Isto porque na ida houve empate por 2 a 2.
Agora, nas finais, caso haja empate no placar global, haverá disputa de pênaltis para se conhecer o promovido. Os confrontos são Betis B x Pontevedra, Numancia x Yeclano, Marbella x UD Logroñés, Orihuela x Barakaldo e Zamora x SS Reyes.