Sevilla Atlético sobe para a terceirona espanhola
A uma rodada do fim, Sevilla Atlético segue com cinco pontos a mais que o vice-líder, não pode ser alcançado e consegue acesso antecipado à “Primera RFEF”
Chegou ao fim a 33ª e penúltima rodada da “Segunda RFEF” 2023/2024, nome oficial da quarta divisão do futebol espanhol. No Grupo 4, destaque para o Sevilla Atlético, time B do clube andaluz, ascendido à “Primera RFEF” (terceirona nacional) com uma jornada de antecipação.
A equipe comandada pelo técnico Jesús Galván empatou por 1 a 1 contra a UCAM Murcia, no estádio Jesús Navas, em Sevilha. Manu Bueno abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo e Fer Pina, aos seis minutos da etapa final, igualou para os visitantes.
Mesmo com o tropeço em casa, o Sevilla Atlético chegou aos 65 pontos ganhos e foi favorecida pelo empate, também por 1 a 1, entre Águilas e o vice-líder Yeclano, que agora tem 60 pontos somados.
Sem o técnico Antonio Hidalgo, que deixou o time durante a campanha para ir treinar o Huesca na segunda divisão, o projeto de Víctor Orta deu certo mesmo assim, com aposta em jovens como Idumbo Muzanbi e Mateo Mejia, procedentes da base do Ajax (HOL) e do Manchester United (ING), respectivamente, em janeiro deste ano.
Na temporada 23/24, a campanha do Sevilla Atlético foi quase perfeita em casa. Ao todo foram 12 vitórias e cinco empates, terminando invicto diante de sua torcida, o único no grupo a conseguir tal feito.
Após as 34 rodadas previstas, o primeiro colocado garante o acesso à “Primera RFEF” na próxima temporada. Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados disputarão um play-off com os clubes que terminarem nestas mesmas colocações nos outros cinco grupos. Após duas fases mescladas, os cinco que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 14º ao 18º) sofrerão o rebaixamento e os quatro piores 13º disputarão um play-out para definição de mais dois despromovidos à “Tercera RFEF” (quinta divisão espanhola).
Classificação e última rodada do Grupo 4
Além do Yeclano, com 60 pontos ganhos, o Marbella, com 55, e o Real Betis B, com 52, já estão garantidos nos play-offs. Orihuela (51) e Estepona (48) brigam pela última vaga. Na parte de baixo, Cartagena B (20), Vélez (29) e El Palo (35) já caíram. San Roque Lepe (36), Manchego (38), Cádiz B (39) e Racing Cartagena Mar Menor (40) tentam escapar do rebaixamento.
A última rodada, domingo (5), terá El Palo x Sevilla Atlético, Yeclano x Manchego, Marbella x Águilas, Real Betis B x Estepona, Orihuela x San Roque Lepe, Cartagena B x Racing Cartagena Mar Menor, La Unión Atlético x Cádiz B, UCAM Murcia x Vélez e Antoniano x Linense.