Mallorca ganha a Copa do Rei Sub-19 nos pênaltis
Mallorca levou a melhor sobre o Espanyol e conquistou de forma inédita a Copa do Rei da Espanha Sub-19
Em jogo único da final da edição 2024 da Copa do Rei da Espanha Sub-19, formada em sua primeira fase pelos quatro primeiros colocados de cada um dos sete grupos ao fim do turno do Campeonato Espanhol, além dos quatro melhores quintos, o Mallorca levou a melhor sobre o Espanyol.
A partida, realizada no estádio Carlos Tartiere, em Oviedo, colocava o time de Barcelona com ligeiro favoritismo, por ter eliminado o atual bicampeão e maior finalista do torneio (32 presenças e 15 títulos), o Real Madrid, além de ser o único semifinalista que já foi campeão. Foram quatro vezes, a última em 2012, além de três vices (o último em 2022). O Mallorca tinha três finais e perdeu todas, a última em 2003, justamente para o Espanyol.
Quando a bola rolou, muito equilíbrio e nervosismo. Ninguém quis arriscar muito e ambos preferiram manter a posse de bola, o que significou bastante tempo de troca de passes do meio para trás e poucas chances claras. As melhores foram do time balear, mas o goleiro Llorenç Serred apareceu bem.
O resultado levou a decisão para a prorrogação, e a conduta dos dois times foi outra. Parecia que ninguém queria ir para os pênaltis. O Espanyol começou melhor e Joan Pol salvou, em chute de Oriol Pallas. Em seguida, Hugo Torondel acertou a trave. No fim, Mateo Sciancalepore perdeu cara a cara com o goleiro do Mallorca.
Assim, com o 0 a 0 no placar, as penalidades máximas definiram o campeão. Alarcón, Hinojo, Calcagno, Oriol Pallas e Barattucci converteram. José Ángel López mandou no travessão. Guzmán balançou as redes e Joan Pol pegou o chute de Mateo Sciancalepore, definindo o triunfo do Mallorca por 4 a 2. Agora, ao todo, são 18 clubes vencedores em 72 edições realizadas.