Eslovênia vence amistoso contra os Estados Unidos
Eslovênia conquista triunfo fora de casa diante da seleção norte-americana
Em jogo amistoso realizado neste sábado (20), no estádio Toyota Field, em San Antonio, no Texas, os Estados Unidos foram derrotados pela Eslovênia, pelo placar de 1 a 0.
Com uma equipe inexperiente, por não ser uma partida realizada na janela oficial da FIFA, a seleção norte-americana, comandada por Gregg Berhalter, enfrentou um adversário na mesma situação, com Matjaz Kek como treinador.
Os donos da casa começaram com uma boa posse de bola e algumas jogadas de ataque perigosas. A Eslovénia foi crescendo lentamente no jogo. A decisão de Berhalter de empurrar os laterais Jones e Shaquell Moore para o alto do campo deixou os zagueiros centrais Sean Zawadzki e o experiente internacional Miles Robinson expostos.
Assim, aos 26 minutos, Bernard Kamungo perdeu a bola para Danijel Šturm, que logo enfiou em profundidade para Nejc Gradišar, que aproveitou o enorme espaço na esquerda e tocou na saída do goleiro Patrick Schulte para estufar as redes. Gradišar, em grande forma, que marcou sete gols em 14 jogos pelo NK Rogašk no atual Campeonato Esloveno.
Os EUA terminaram o primeiro tempo com 65% de posse de bola e apenas um chute a gol. Após voltar com a mesma escalação, quatro alterações foram feitas aos 16 minutos, incluindo a estreia de Esmir Bajraktarevic, de apenas 18 anos de idade e grande estrela do NE Revolution no momento. Ele parecia o único jogador capaz de romper a defesa eslovena, jogando um futebol incisivo e rápido na ala direita.
Mesmo assim, a Eslovênia, que estará na Euro, com sede na Alemanha, a partir de junho, controlou confortavelmente qualquer pressão dos EUA, que seguiram com mais posse de bola, porém sem conseguir criar chances consistentes.