Federação define como será futebol boliviano em 2024
Temporada de 2024 do futebol boliviano terá dois torneios com formato distinto e uma final entre os campeões no fim do ano
Klaus Von Landwüst, diretor de Competições da ‘Federación Boliviana de Fútbol’ (FBF), divulgou que os representantes da ‘División Profesional’ definiram como será a temporada de 2024 do futebol boliviano.
Primeiro haverá um torneio, de fevereiro a maio, com os 16 clubes divididos em quatro grupos na primeira fase e os dois primeiros de cada avançando para o mata-mata, sempre em ida e volta.
Depois, um campeonato de todos contra todos, a partir de maio ainda, em turno e returno (30 rodadas), para no final haver uma finalíssima nacional entre os campeões de ambas as competições para se conhecer o campeão boliviano de 2024.
“Acaba de ser aprovada a modalidade de torneio e campeonato da ‘división profesional’. Vamos a iniciar com um torneio seriado. O campeão desse torneio se classifica para a fase de grupo da Copa Libertadores de 2025. A partir daí será jogado o torneio em formato de liga, com o campeão também indo para a Copa Libertadores e o vice ficando com um lugar na Copa Sul-americana. Em seguida, uma partida entre os dois vencedores dos torneios para se definir o campeão nacional”, disse Klaus Von Landwüst, ao site oficial da FBF.
Assim, se procedeu ao sorteio para definição dos grupos, que ficaram da seguinte maneira: The Strongest, Real Tomayapo, Real Santa Cruz e San Antonio Bulo Bulo (vice-campeão da segundona) no “A”; Aurora, Nacional Potosí, Blooming e Royal Pari, no “B”; Always Ready, FC Universitario de Vinto, Guabirá e Independiente, no “C”; Bolívar, Wilstermann, Oriente Petrolero e Gualberto Villarroel San José (campeão da segundona), no “D”.
Ao final da temporada, quem somar menos pontos no cômputo geral será rebaixado à segunda divisão. Já o penúltimo (15º) colocado enfrentará o vice-campeão da segundona em um play-off de permanência. Já os dois melhores no geral, que não tenham sido campeões, irão para a Libertadores. E os três seguintes para a Sul-Americana.
No ano passado também houve dois torneios. O The Strongest se corou campeão do principal, enquanto o Bolívar ganhou a primeira ‘Copa de la División Profesional’. Ambos representarão a Bolívia na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024, enquanto o Always Ready jogará a fase 2 e o Aurora começa na primeira etapa.
Os representantes bolivianos na Copa Sul-americana são: Jorge Wilstermann, Nacional Potosí, Real Tomayapo e Universitario de Vinto. Foram rebaixados da elite: Libertad Gran Mamoré, Vaca Díez e Palmaflor del Trópico.