Bolívar é campeão da Copa da Liga
Francisco da Costa, o Chico, marcou o gol que confirmou o título do Bolívar, que venceu os dois jogos da final contra o Jorge Wilstermann
Valendo o título da “Copa de la División Profesional” de 2023, em jogo de volta da final, o Bolívar ganhou do Jorge Wilstermann por 1 a 0, no estádio Hernando Siles, na cidade de La Paz.
Cada time contou com dois jogadores brasileiros entre os titulares. Um deles marcou o gol do título: Francisco da Costa, atacante de 28 anos de idade e revelado pelo Athletico-PR, onde era conhecido como Chico. Ele balançou as redes aos 42 minutos do segundo tempo, de cabeça. O brasuca ainda terminou como artilheiro do torneio, com nove gols marcados.
Chico nunca atuou profissionalmente no Furacão, fez carreira em clubes do interior catarinense, gaúcho, paranaense e mineiro, até se transferir para o México, onde ficou por três anos. De lá passou por Paraguai e Colômbia, e continuou jogando na Bolívia.
Aos 45 começou o clima ficar tenso. Bryan Bentaberry estava fazendo cera e nesse momento o goleiro Pipo Giménez tentou tirá-lo de campo e acabou expulso pelo árbitro Ivo Méndez. A partir daí, grande parte do elenco do Wilsternann começou a correr atrás de Bentaberry, dando-lhe empurrões e chutes, ocasionando uma reação de alguns atletas da Academia. Sete minutos depois, cinco jogadores foram expulsos: Jonata Machado e Cristhian Machado, pelos visitantes; Bentaberry, Lucas Chávez e José Sagredo por parte parte do Bolívar.
Para piorar, a briga descambou para as arquibancadas. Os fanáticos torcedores do Aviador canalizaram a bronca com a derrota arrancando assentos e arremessando nos policiais, que estavam na pista de atletismo do estádio e resolveram lançar gás lacrimogênio em direção à torcida, num lamentável final.