Verstappen quebra recorde histórico
Tricampeão, Max Verstappen consegue o recorde de vitórias em uma única temporada da F1
A temporada de 2023 da F1, com 23 grandes prêmios previstos (o de Emilia-Romagna foi adiado pelas fortes chuvas), um número recorde na história, teve, no Circuito Hermanos Rodríguez, no México, a sua 19ª etapa.
O holandês Max Verstappen, piloto da Red Bull, que já garantiu o título de 2023 há algumas corridas, no Catar, venceu sem sustos. Com a vitória, soma 51 triunfos na carreira e se igualou ao tetracampeão Alain Prost. O recorde de vitórias em uma única temporada, que já era dele, com 15 em 2022, foi ampliado para 16 com este triunfo na América do Norte.
O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, também superou os Ferrari (que haviam largado na primeira fila) e garantiu a segunda posição no pódio, aproximando-se novamente de Sergio Perez na disputa pelo vice-campeonato. O mexicano decepcionou o seu público ao abandonar a corrida na primeira curva, depois de um incidente com Charles Leclerc. Mesmo com danos, o monegasco garantiu um lugar no pódio para a Ferrari.
Carlos Sainz, Lando Norris, George Russell, Daniel Ricciardo, Oscar Piastri, Alexander Albon e Esteban Ocon completaram a lista dos que pontuaram no México.
Resultado final:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) George Russell (Mercedes)
7) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
13) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
DNF) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
Max Verstappen lidera com 491 pontos, bem à frente do companheiro Sergio Pérez, que tem 240. Com a volta mais rápida, Lewis Hamilton foi a 220. Fernando Alonso perdeu o quarto lugar para o compatriota Carlos Sainz, ambos com 183. Lando Norris, com 169, é o sexto colocado. Charles Leclerc, com 166, e George Russell, com 151, são os outros pilotos com mais de cem pontos.
A F1 retorna já no próximo fim de semana (3 a 5 de novembro), com o GP do Brasil, 20ª e antepenúltima etapa desta temporada de 2023.