Barcelona vence Athletic Bilbao pelo placar mínimo
Líder de LaLiga, Barcelona vence partida fora de casa e dá mais um passo rumo ao título
Neste domingo (12), o líder Barcelona saiu de campo com um triunfo por 1 a 0 sobre o Athletic Bilbao, em pleno estádio San Mamés, na cidade de Bilbao, diante de 49.741 espectadores, recorde bilbaíno na temporada, pela 25ª rodada de LaLiga, nome oficial do Campeonato Espanhol 2022/2023.
A vitória mantém a equipe catalã tranquila na ponta da competição, com 65 pontos ganhos, nove a mais que o eterno rival Real Madrid, enquanto o Athletic é apenas o nono colocado, com 33 pontos somados.
Gol de brasileiro no primeiro tempo definiu a partida
O Barça saiu na frente nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46 minutos, quando o brasileiro Raphinha recebeu de Busquets e chutou cruzado para balançar as redes. O time da casa pediu impedimento, o VAR foi acionado e nada de irregular foi encontrado.
Com sete tentos e cinco assistências, Raphinha só apareceu menos que Karim Benzema (14) e Vinícius Jr. (13) em participação de gols na atual Liga.
Antes do intervalo, ainda deu tempo de aos 49 uma cabeçada de Raúl García acertar o travessão, sem que o goleiro Andre Ter Stegen pudesse fazer algo.
Barça segura resultado no segundo tempo
No segundo tempo, aos 26 minutos, Berenguer quase empatou, mas Ter Stegen e a trave impediram. Aos 34 ele fez um defesaço em chute de Muniain. Aos 42, Guruzeta colocou na frente, disputou com Gavi e a bola sobrou para Iñaki Williams, que finalizou sem chances para o goleiro adversário. No entanto o VAR entrou em ação e viu mão de Muniain no início da jogada, invalidando o gol.
Assim, o Barça conquistou mais um triunfo importantíssimo, o seu nono pelo placar mínimo no atual campeonato. Ao final da partida, o técnico Xavi Hernández deu a seguinte declaração:
“Outra vez aconteceu a mesma coisa. Estivemos 70, 75 minutos num grande nível. É verdade que podemos jogar melhor, mas é um campo difícil e é normal sofrer no San Mamés. É uma vitória de ouro. São três pontos importantíssimos. Temos que melhorar quando saímos na frente. Balde tem uma personalidade espetacular e sei que o máximo para ele é seguir jogando no Barça e na seleção. De Jong está há muito meses num nível. Ter Stegen foi um dos melhores em campo”.
Imagem: Site oficial de LaLiga