Libertad Gran Mamoré faz história na Bolívia
Clube da cidade de Trinidad chega pela primeira vez à elite do futebol boliviano
O Libertad Gran Mamoré conseguiu um histórico acesso à Primeira Divisão do futebol da Bolívia ao vencer por 3 a 0 o Universitario de Sucre, em pleno estádio Patria, na cidade de Sucre, na partida de volta do play-off.
Em grande vantagem por ter feito 3 a 0 na ida, em casa, o time de Trinidad poderia até perder por dois gols de diferença para chegar à elite da Bolívia pela primeira vez.
No estádio Gran Mamoré os gols haviam sido de Robles (8′ do 1º e 36′ do 2º, ambos de pênalti) e Ríos (11′ do 2º). Além disso, os visitantes tiveram dois expulsos no fim: Brun e Suárez (ambos aos 45′ do 2º).
Libertad Gran Mamoré consegue acesso sem sustos
Na volta, Mendoza balançou as redes aos quatro minutos do primeiro tempo e ampliou novamente aos quatro minutos, porém na segunda etapa. Aos 45, Milano decretou a goleada dos visitantes.
Assim, o Libertad Gran Mamoré, fundado em 2008, vai pela primeira vez em sua história disputar o Campeonato Boliviano da Primeira Divisão. Anteriormente havia estado em 2012, como Real Mamoré.
Acesso à elite do futebol da Bolívia já poderia ter vindo anteriormente
Antes de levar a melhor sobre o Universitario de Sucre, último colocado na elite e por isso relegado ao play-off, o Libertad Gran Mamoré disputou a final da Segunda Divisão contra o Vaca Diez, de Pando, em jogo único em Cochabamba e acabou perdendo por 4 a 2, nos pênaltis, após 2 a 2 no tempo normal.
Com o vice-campeonato, decidiu com o Universitario de Sucre, a última vaga na elite boliviana em 2023, que terá 17 clubes participantes, e não mais 16.
São eles: Always Ready, Atlético Palmaflor, Aurora, Blooming, Bolívar, Guabirá, Independiente Petrolero, Jorge Wilstermann, Libertad Gran Mamoré, Nacional Potosí, Oriente Petrolero, Real Santa Cruz, Real Tomayapo, Royal Pari, The Strongest, Universitario de Vinto e Vaca Díez.
Foto: Twitter oficial do Libertad Gran Mamoré