Girona é o único sem expulso na primeira parte de LaLiga
Todos os outros clubes da elite já tiveram ao menos um atleta expulso
A primeira parte do Campeonato Espanhol 2022/2023, oficialmente chamado de “LaLiga Santander”, chegou ao fim com a disputa da 14ª rodada. Agora haverá a pausa para a Copa do Mundo e a competição só retorna no dia 31 de dezembro.
O Barcelona lidera com 37 pontos ganhos, dois a mais que o Real Madrid. Já Sevilla (11), Cádiz (11) e Elche (quatro pontos somados) ocupam a zona de rebaixamento.
O Barça tem também o melhor ataque (ao lado do Real), com 33 gols marcados, a melhor defesa, vazada apenas cinco vezes, e o artilheiro, Lewandowski, autor de 13 tentos, todos com o pé e bola rolando.
No entanto chama a atenção o Girona, que faz parte do Grupo City e retornou à elite nesta temporada, após três anos fora da Primeira Divisão. Ocupando a 50ª colocação no ranking histórico, o clube da cidade de Gerona já subiu para 46º e deve terminar na 45ª posição ao final do atual campeonato.
Dos 20 clubes que estão na primeirona espanhola, o Girona, quarto menos faltoso (166 faltas cometidas), é o único que não teve um atleta expulso sequer até o momento. Apenas Real Madrid (138), Betis (141) e Valladolid (160) fizeram menos faltas. Por outro lado, curiosamente o Betis é o mais indisciplinado, com sete vermelhos, um a mais que Sevilla e Getafe. A Real Sociedad é a equipe mais faltosa, com 239 infrações apitadas pelos árbitros.
Individualmente o atleta mais indisciplinado até o momento é David García, do Osasuna, que já levou seis amarelos e um vermelho. Germán Pezzella, do Betis, é o único a ter sido expulso mais de uma vez.
O Girona disputa a elite do país pela terceira vez em sua história. Na primeira, em 17/18, acabou na décima colocação, com 51 pontos ganhos. Na temporada seguinte não conseguir repetir o bom desempenho e terminou na 18ª posição, com apenas 37 pontos somados.
Agora ocupa o 13º lugar, com quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas, totalizando 16 pontos conquistados. Na Copa do Rei, em jogo válido pela primeira fase, flertou com o ridículo, mas eliminou o Quintanar del Rey, com um triunfo por 2 a 1, após prorrogação. Riquelme abriu o placar no primeiro tempo, Megías, de pênalti, empatou para os mandantes na segunda etapa, mas Stuani marcou um golaço no tempo extra e evitou o vexame catalão.
Foto: facebook.com/gironafc/