Projeto Ginga celebra Dia do Capoeirista em Lauro de Freitas

 Projeto Ginga celebra Dia do Capoeirista em Lauro de Freitas

Projeto Ginga celebra

Projeto Ginga celebra Dia do Capoeirista em Lauro de Freitas

Ao som de “Vou jogando capoeira, maculelê e samba de roda”, canção entoada por Mestre Sérgio, um dos grandes representantes da capoeira em Lauro de Freitas, o projeto “Ginga III – De Peito Aberto” celebrou o dia do capoeirista, nesta quinta-feira, dia 4 de agosto.

Na ocasião, na escola Solange Coelho, em Itinga, alunos e alunas beneficiadas pelo projeto celebraram o dia do capoeirista com muita música e prática de capoeira. Reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, a expressão cultural mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

De acordo com Leandro Cordeiro, coordenador do projeto, “O projeto Ginga III trata a capoeira como ferramenta de transformação e inclusão social”. Ele salienta também a parceria e apoio da gestão como elementos importantes para execução de projetos do tipo. A Parceria é destacada também por Uilson de Souza, Secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, citando o sucesso de projetos como o “Oportunidade através do esporte” executado pela Organização Social de Peito Aberto no município.

Para Ana Paula Carneiro, diretora de iniciação esportiva da SETREL, “A iniciação esportiva da capoeira além de ser um local de valorização da memória e cultura afro brasileira, incentiva a revelação de novos(as) capoeiristas e estimula a mobilização e engajamento das crianças e jovens laurofreitenses em torno do esporte”

Executado pela Organização Social De Peito Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, com patrocínio da CCR Metrô através do Instituto CCR e apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), o projeto garante aos 150 alunos(as) atendidos(as) o material necessário para a prática das atividades como uniforme completo (com blusa, calça e sandália) e instrumentos musicais como berimbaus, atabaques e pandeiros.

De Peito Aberto

Esportes Mais

Wesley Contiero

Jornalista, 30 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.

Related post

Leave a Reply