Notícias

Volei

Você gosta de vôlei? Vem aí a Liga das Nações

Seleção Feminina Vôlei

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nesta semana começa o torneio de vôlei que reúne as principais seleções tanto do feminino, quanto do masculino

(Foto: Divulgação / CBV)

Nesta terça (15), começa o torneio Liga das Nações de Vôlei. Em sua primeira edição, a competição que ocorre de forma quase simultânea entre o feminino e o masculino promete trazer um alto nível para os expectadores.

Quais seleções participam?

A Liga das Nações é composta por 16 seleções em cada modalidade, sendo 12 consideradas principais pela FIVB e mais 4 seleções convidadas.

No feminino participam Brasil, Itália, EUA, China, Sérvia, Holanda, Tailândia, Turquia, Coréia do Sul, Alemanha, Japão e Rússia como as principais e Argentina, República Dominicana, Polônia e Bélgica como convidadas.

No masculino participam Brasil, Itália, EUA, China, Sérvia, França, Argentina, Irã, Polônia, Alemanha, Japão e Rússia como as principais e Austrália, Coréia do Sul, Canadá e Bulgária como convidadas.

Calendário da Liga

O torneio começa com as seleções femininas em quadra, do dia 15/05 até 14/06, depois, simultaneamente, as seleções masculinas entram em quadra também, do dia 25/05 até 24/06.

Na primeira fase, os jogos do feminino serão disputados nos dias de semana, sempre terça, quarta e quinta, com base no horário de Brasília. Cada equipe fará 3 jogos por semana.

Na primeira fase do masculino, os jogos serão disputados no final de semana, sempre sexta, sábado e domingo, com base no horário de Brasília. Cada equipe fará 3 jogos por semana.

Fórmula de disputa

(Legenda: calendário de jogos do feminino e do masculino. Foto: Divulgação / FIVB. Edição: João Pedro Lima)

As equipes serão divididas nos chamados “pool”. São chaves ao qual as seleções são colocadas para que se enfrentem em um mesmo local. No final, cada equipe terá feito 15 jogos na primeira fase, todas se enfrentam.

Ambas as modalidades serão disputadas em seis semanas. Nas cinco primeiras, os jogos serão divididos em quatro cidades diferentes por semana. Cada cidade receberá quatro equipes, que se enfrentarão em um mesmo ginásio, totalizando três partidas para cada uma. Ao final dessas cinco semanas, todas as seleções terão atuado pelo menos três vezes em casa.

Na semana seis, as cinco melhores seleções classificadas no ranking geral avançam para a fase final e se juntam ao anfitrião da última etapa nas duas modalidades.

A vitória por 3×0 ou 3×1 vale 3 pontos para o vencedor. A vitória por 3×2 vale 2 pontos para o vencedor e 1 ponto para o perdedor.

Em caso de empate em número de pontos e de vitórias, os critérios de desempate são a média de sets e logo após a média de pontos. Se o empate persistir, as equipes envolvidas irão se diferenciar pelas vitórias nos confrontos diretos envolvendo as mesmas.

A sede da fase final do feminino será na China e do masculino será na França. Dessa forma, tanto a China no feminino, quanto a França no masculino jogam a primeira fase sem muita preocupação, pois já estão classificadas.

Na fase final as seis equipes serão dividas em dois grupos. Os dois primeiros passam para a semifinal e os vencedores se enfrentam na grande final.

Opinião: Murilo convocado como líbero é só uma amostra da “panelinha” brasileira nos esportes

 

Esportes Mais

Facebook

 

Joao Pedro (160 Posts)

Estudante de Jornalismo na Instituição IBMR Barra, Rio de Janeiro.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta