Notícias

Futebol Internacional

Você conhece a história de El Salvador, adversário do Brasil?

DmxpsnbVsAIXUuI

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

El Salvador tem grande rivalidade com Honduras, que já venceu o Brasil em uma Copa América

(Foto: Divulgação / FESFUT)

Nesta terça (11), o Brasil enfrenta a seleção de El Salvador em amistoso disputado em Washintgon DC às 21h:30, horário de Brasília. O adversário brasileiro é o número 72 no ranking da FIFA e o leitor deve pensar, qual é a importância dessa seleção para o futebol?

A origem da guerra das cem horas

Há 49 anos, El Salvador e Honduras proporcionaram um dos momentos mais tensos no mundo do futebol. Os gramados foram só palco para a guerra existente entre os dois países.

Na década de 60, a população de salvadorenha só crescia. O espaço no território do país estava cada vez menor para comportar a população. Os salvadorenhos viram como solução ir até a terra vizinha, Honduras, para conseguir novas terras.

O deslocamento foi crescendo e houve um verdadeiro surto de salvadorenhos em Honduras. Para conter isso, o governo hondurenho criou uma lei agrária que somente nativos do país poderiam usufruir das terras estatais. E após o golpe militar, os salvadorenhos foram expulsos de suas terras e começou uma forte repressão.

Muitos assassinatos e violência contra a população de El Salvador no território hondurenho foram registrados. E a guerra foi intensificar quando as duas seleções se enfrentaram nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, no México. O cenário era uma semifinal, ao qual somente a campeã das eliminatórias iria para o Mundial.

(Foto: Reprodução / Capa de jornal)

No primeiro jogo da semifinal, a guerra extra-campo era de grandes proporções. Jogadores de El Salvador sofreram com torcedores que cercaram o hotel, quebraram janelas, fizeram barulhos e ameaçaram a segurança aos salvadorenhos. Mas, falando do jogo, Honduras venceu a primeira partida por 1 a 0 para a festa de seus torcedores.

No jogo da volta, em El Salvador, o efeito foi contrário. Revoltados com a morte Amélia Bolanios, que se matou com uma arma após a derrota de salvadorenha no primeiro jogo, a torcida do quebrou tudo no hotel onde se hospedou os hondurenhos, que foram obrigados a ir para o estádio da partida em um carro blindado. Dentro de campo, o clima hostil das arquibancadas interferiu no resultado. 3 a 0 para El Salvador.

Fez-se necessário um terceiro jogo para desempatar quem iria para a final. O jogo foi no México e em um clima bem mais tranquilo. No tempo normal, 2 a 2 entre as equipes. Mas, na prorrogação, Juan Martínez fez o gol da vitória salvadorenha, que chegou até a final contra o Haiti.

Em três jogos novamente, El Salvador conseguiu a vaga para a Copa do Mundo de 70. Na primeira partida venceu por 2 a 1. Na segunda perdeu por 3 a 0. No desempate venceu por 1 a 0 na prorrogação, gol de Juan Martínez de novo.

Honduras eliminou o Brasil em 2001

Às vésperas da Copa do Mundo de 2002, ao qual o Brasil foi pentacampeão, ocorreu a Copa América na Colômbia em 2001. O Brasil enfrentou Honduras nas quartas-de-finais e perdeu por 2 a 0. A seleção de Luis Felipe Scolari, de Alex, Denílson, Emerson, Belletti e Juan conseguiu perder para a zebra da fase eliminatória.

Brasil x El Salvador

El Salvador contra Honduras pode ser equiparado a uma rivalidade nível Brasil e Argentina, para melhor entendimento dos leitores (claro que em suas devidas proporções no mundo do futebol).

Os salvadorenhos vão querer conquistar uma vitória sobre a seleção brasileira para não ficar para trás de seu rival. Além disso, eles estão de frente da maior campeã de Mundiais. Uma vitória significa fazer história no mundo do futebol e um orgulho para essa nação.

 

Esportes Mais

Facebook

 

Roma
Clique na imagem para acessar o site
Joao Pedro (154 Posts)

Estudante de Jornalismo na Instituição IBMR Barra, Rio de Janeiro.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 comentário em Você conhece a história de El Salvador, adversário do Brasil?

Deixe uma resposta