Vinte e três anos sem a lenda Bobby Moore

 Vinte e três anos sem a lenda Bobby Moore

Bobby Moore: O dia 24 foi de Homenagens ao eterno ídolo Inglês que ainda novo veio a falecer devido a luta contra o câncer

Robert Frederick Chelsea “Bobby” Moore nasceu em 12 de Abril e faleceu em 24 de fevereiro de 1993 ainda muito jovem devido a um câncer, porem não tão breve que não possa ter marcado o seu nome no futebol Inglês e mundial, a lenda foi capitão do West Ham por mais de dez anos e esteve presente nos tempos áureos da equipe inglesa ele é filho da academia de Londres como é conhecida a Equipe de West Ham devido a revelar talentos. Mais que ídolo de uma torcida Bobby foi ídolo de seu pais disputou três copas duas como capitão (66,70) e leva em seu nome uma honra até hoje  de ser o único inglês a levantar uma taça de Copa do Mundo fato que nenhum dos outros craques ingleses já mais conseguiu.

A rainha apresenta a ataça da Copa do Mundo ao Craque

O craque entrou para a seleção da fifa do seculo XX como maior defensor, e é lembrado por muitos jogadores como o maior defensor, Pelé certa vez disse que Moore era o maior defensor que ele havia jogado contra, pela seleção durante muito tempo levou o recorde de aparição, porem perdeu o titilo para Peter Shilton  e mais tarde a David BeckHam.

Moore era admirado por sua leitura do jogo e capacidade de antecipar os movimentos , a capacidade de Moore para cabecear a bola ou manter-se com o ritmo foi melhor média, mas a maneira como ele ler o jogo o marcou  como jogador de  classe mundial.

Em Abril de 1991, Moore passou por uma cirurgia de emergência por suspeita de cancro do cólon , embora no momento em que estava apenas relatou que ele tinha sofrido uma “operação de estômago emergência”.

Em 14 de fevereiro de 1993, ele anunciou publicamente que ele estava sofrendo de Câncer no intestino e figado, três dias depois Bobby faria sua ultima aparição    em um jogo da Inglaterra contra San Marino , em Wembley. Sete dias depois em 24 de fevereiro faleceu as 6 H 36m  com apenas 51 anos.

Homenagens ao zagueiro após a sua morte nos portões de Boleyn Ground

Vinte e três anos após sua morte  as homenagens  nos portões ainda sempre são feitas ano apos ano para reverenciar a um dos maiores jogadores do seculo passado.

Portões de Boylen ontem.
Artist 'Gnasher Murals' paid a beautiful personal tribute to World Cup winning captain, Moore
O artista inglês Gnasher fez este belo mural ontem que devera ficar em sua tribuna no estadio Olímpico de Londres

Após seu falecimento a equipe do West Ham prestou uma homenagem ao jogador que atuou de 1958 a 1974 tendo feito 642 jogos e 27 gols, a equipe Londrina aposentou a camisa seis em 2008, que  nunca mais foi utilizada até os dias de hoje.

Estatua de Bobby Moore em Wembley.

O legado de bobby ainda continua a sua esposa criou a fundação Booby Moore para arrecadação de fundos para o estudo do câncer de intestino e conscientização sobre a doença.

Prêmios Individuais

  • Ballon d’Or (Runner-Up) (1): 1970
  • FWA Futebolista do Ano (1): 1964
  • West Ham jogador do ano (4): 1961, 1963, 1968, 1970
  • FIFA World Team Cup All-Star (1): 1966
  • BBC Sports Personality Of The Year (1): 1966
  • Oficial da Ordem do Império Britânico : 1967
  • UEFA Euro Equipa do Torneio : 1968
  • Introduzido no Football Hall of Fame Inglês : 2002
  • Prêmios do Jubileu da UEFA – o grande Inglês Futebolista dos últimos 50 anos (de Ouro do jogador): 2003
  • FIFA World Cup All-Time Team : 1994
  • Equipe Mundial do século 20 : 1998
  • Número 6 aposentado pelo West Ham : 2008 (póstuma)
  • World Soccer Maior XI de todos os tempos: 2013

 

Em 28 de Abril de 2003, o príncipe Andrew como presidente da The Football Association revelou o Escultura Copa do Mundo (também chamado The Champions ) em um lugar proeminente próximo ao Boleyn Ground, na junção de Barking Road e Green Street. Descreve Moore segurando a Taça Jules Rimet no alto, sobre os ombros de Geoff Hurst e Ray Wilson , juntamente com Martin Peters

Related post

Leave a Reply