Notícias

+ Esportes

Toronto Blizzard, o único Toronto campeão na história

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça o Toronto Blizzard, o “pai” do Toronto FC

Não é de hoje que a Liga Norte Americana de futebol (a da bola redonda) tem craques, como: Kaká. Giovinco, Gerrard, Pirlo, etc. Nos anos 70, muitos anos antes da MLS  pensar em existir, a principal liga de futebol era a NASL (que hoje é vista como uma espécie de 2ª divisão, é a segunda liga na pirâmide americana). A NASL, durante os anos 70, teve jogadores como Carlos Alberto Torres, George Best, Johann Cruyff, Pelé, Eusébio, etc.

Entre 1968-1984, foi considerada a “época de ouro” da NASL com os times se reforçando com jogadores de peso já citados acima.

Hoje, vou falar do time da cidade de Toronto: Toronto Blizzard(Metros-Croatia).

O Toronto Blizzard foi criado em 1971 e em sua primeira partida, empatou com o Dllas Tornado. O 1° ano do Toronto não foi muito be, com apenas 5 vitórias, o time terminou em 3° da divisão, ficando na frente do Montreal Olympique. Toronto continuou não tendo boas exibições durante 3 anos, até que em 74 o time ganhou mais um capítulo na história do futebol da cidade Toronto.

Em 1974, um antigo time, de menos expressão de Toronto, Toronto Croatia, se fundiu com Toronto Blizzard e assim foi criado o Toronto Metros-Croatia. Na primeira temporada desse time, em 75, o novo Toronto conseguiu chegar até as fases de playoffs, mas acabaram sendo eliminado pelo time que viria a ser campeão daquele ano: Tampa Bay Rowdies.

Já na temporada seguinte, de 1976, Toronto fez grandes contratações, como o ex Corinthians e Fluminense: Ivair Ferreira e o ganhador do Ballon D’or de 65: o atacante português Eusébio. Que até então estava no Boston Minutemen.

Eusébio foi fundamental para o Toronto Metros-Croatia durante a temporada de 76, chegando até a final e ganhando o Soccer Bowl contra o Minnesotta Kicks. O Soccer Bowl ’76, foi disputado no já demolido estádio de Kingdome, em Seattle, no dia 28 de Agosto. Eusebio abriu o placar aos 41’ com um gol de falta. Aos 9’ do 2° tempo, em um chute de 20 jardas, o atacante croata Ivan Lukačević ampliou para 2-0 a vantagem. No final do jogo, aos 38’ do 2° tempo, o brasileiro Ivair Ferreira sacramentou a goleada de 3-0 num rebote do chute de Ivan Grnja.

Apesar do time jogar bem, com Eusebio liderando, a diretoria ficava preocupada, pois não conseguia fazer com que o estádio enchesse, mesmo na temporada seguinte, a média de publico foi de 5.555 pessoas por jogo.

Em 1977, Eusebio deixou o time canadense e voltou para Portugal, o que deixou o time um pouco desorientado e não conseguiu muitos feitos depois. Até que em 79, o time foi vendido para o Global Television (canal de TV canadense), com isso, o time voltou a se chamar Toronto Blizzard.

Apesar de novo dono e com o novo nome, o time não teve o mesmo sucesso de 76. Em 84 a NASL teve um colapso e faliu, times como NY Cosmos, Tampa Bay Rowdies, Fort Lauderdale Strikers e o próprio Toronto Blizzard, deixaram de existir.

A cidade de Toronto só passou a ter um time de futebol de expressão no ano de 2006, quando o Toronto FC foi fundado com a expansão da MLS para o Canadá, que hoje conta com craques como Giovinco, Michael Bradley e Jozy Altidore.

suporte (2040 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta