Notícias

+ Esportes

Tom Coughlin é contratado pelos Jaguars para cargo executivo

Coughlina

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Tom Coughlin, ex-treinador bi-campeão pelos Giants, é contratado pelos Jaguars

Tom Coughlin está de volta para NFL. Desta vez, o treinador bi-campeão pelos Giants exercerá o cargo de vice presidente de operações de futebol do Jacksonville Jaguars, em anúncio feito hoje (dia 11) pelo dono do time, o magnata paquistanês Shahid Khan.

Aos olhos leigos, a escolha de Tom Coughlin pode surpreender, ainda mais por ele ter se “aposentado” no final da temporada passada. Contudo, Coughlin tem uma história bem rica com a jovem franquia da Flórida: ele foi treinador do time de 1995 a 2002, levando o time a duas finais de AFC em 1996 e em 1999, sendo essa segunda vez com o melhor recorde da liga.

É necessário dizer que o Jacksonville Jaguars fora “criado” em 1995, o que torna os feitos de Coughlin mais incríveis ainda. Ele foi muito além de um mero treinador, ele ajudou a construir uma sólida franquia, algo que durou até meados de 2010. Sobre seu comando, Mark Brunell, quarterback canhoto e ágil, parecia a nova versão de Steve Young na liga. Todos nós sabemos que Brunell, apesar de ter sido um bom jogador, nem de longe é um hall of famer. Uma coisa é reconstruir uma organização tradicional, como os Steelers por exemplo, outra é construir um pequeno império (do nada) em Jacksonville.

Coughlin e Brunell

Nem é preciso dizer dos dois Super Bowl’s que Coughlin ganhou como treinador do New York Giants, produzindo duas das maiores surpresas da história da liga em cima dos Patriots de Brady e Belichek. Em outras palavras, ele está acostumado em trabalhar em ambientes desfavoráveis, problemáticos. Nada melhor como usar esses 27 anos de experiencia na NFL para tentar reconstruir a mesma franquia a qual o pôs como relevante na liga.

É uma ótima escolha, para o bem da AFC South, tomara que dê certo. Titans parece que estão no caminho certo para reconstrução depois do caos que foi a relação Vince Young-Jeff Fisher, Texans têm um bom front office e um ótimo treinador com Bill O’Brien e os Colts têm um dos melhores quarterback que surgiu nos últimos anos com Andrew Luck. Pode parecer uma previsão bold, mas vejo a AFC South como uma das melhores divisões da liga em três anos.

Além de Coughlin, Doug Marrone, que fora técnico interino nas últimas rodadas desta temporada depois da demissão de Gus Bradley, foi efetivado como head coach do time da Florida. Marrone teve uma passagem de altos e baixos como treinador do Buffalo Bills entre 2013-14, saindo de lá apenas por conta própria depois de uma boa temporada de 9-7, na expectativa de achar um trabalho melhor no mercado.

Imagem relacionada
Doug Marrone foi efetivado como treinador dos Jaguars

Um dos motivos para tal efetivação, foi o fato de Marrone acreditar que Blake Bortles será o quarterback ideal para montar o time. O ex-astro de UCF está na liga desde 2014 e teve momentos muito bons, principalmente em seu segundo ano de profissional. Contudo, nesta última temporada Bortles parece ter dado um passo para trás e realmente ter regredido. Um dos pontos mais críticos em relação a ele são as péssimas decisões, causando inúmeros turnovers: foram 51 interceptações em 45 jogos, um número muito algo mesmo sabendo que o jovem também lançou para 69 TDs nesse período.

Vimos vários casos de jovens quarterbacks que regrediram seu jogo, mesmo depois de mostrar certo potencial. Christian Ponder em Minnesota teve uma boa segunda temporada, mas caiu no ostracismo e, talvez o exemplo mais claro, foi a completa transformação de Colin Kaepernick de um dos quarterbacks mais promissores para um mero reserva (polêmico) de Blaine Gabbert.

Desse modo, é importante que exista um training staff que acredite em Blake Bortles e fará de tudo para evolui-lo. De qualquer jeito, caso Bortles continue como essa maquina de turnovers , mesmo com tantas ótimas armas ofensivas, Jacksonville deve ir atrás de um novo franchise quarterback no draft de 2018.

Resultado de imagem para blake bortles draft
Blake Bortles precisa mostrar este ano que é o franchise quarterback certo para liderar os Jaguars às glórias

Por Pedro Pacola

Curta a NFL Esportes Mais no Facebook

Clique na imagem para acessar o site.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta