Notícias

Futebol Brasileiro

Times cearenses protagonizam nas competições nacionais em 2018

Dj2waEGWwAMnP8L

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ceará, Fortaleza e Ferroviário trazem esperanças para o futebol cearense

Resultado de imagem para tres times maiores do futebol cearense

O ano de 2018 está sendo especial para as equipes do Estado do Ceará nas disputas dos campeonatos nacionais

O Estado do Ceará vive momento impar em 2018, através das suas 3 forças futebolísticas vindas exatamente da “Capital Alencarina” ou da “Terra do Sol” ou se preferir “Fortal” como é conhecida a cidade de Fortaleza, onde as agremiações esportivas Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e Ferroviário Atlético Clube vem desempenhando seus trabalhos nas respectivas séries A, B e D do campeonato Brasileiro. Iremos começar pela ordem de divisões como mandam o figurino.

Ceará Sporting Club – Série A 

O “Vozão” ou “Alvinegro Cearense”como é carinhosamente conhecido por sua torcida, foi fundado na noite do dia 2 de junho de 1914, pelas ruas do histórico bairro do Centro da capital, o mascote chama-se vovô porque nos anos 20, Meton de Alencar Pinto, então presidente do clube, ao receber os atletas juvenis do América Futebol Club – outro clube cearense – tratá-los por seus “netinhos”.

O Ceará disputa a 1ª divisão do campeonato Brasileiro após 6 anos de ausência e luta esse ano para não voltar a segundona, venceu o campeonato regional no famoso “Clássico Rei” ao bater o Fortaleza nos dois jogos da final e levantando a taça pela 45ª vez em sua história, porém ao começar o Campeonato Brasileiro a equipe teve uma péssima campanha pré Copa do Mundo, onde amargou a última posição com 5 pontos em 12 jogos, culminando até na demissão do técnico Marcelo Chamusca.

Porém os ares para o Alvinegro de Porangabussu mudaram completamente com a contratação do técnico Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, conhecido como “Lisca Doido” que em 4 rodadas conseguiu 2 vitórias sendo que a última para a equipe do Fluminense onde o técnico comemorou feito junto com a torcida após final de jogo demonstrando total respeito ao clube e pedindo a massa alvinegra o comparecimento em peso aos jogos em casa em vista que o Ceará encostou nos demais times que estão no Z4 onde o técnico tem como meta ficar próximo da saída da zona do rebaixamento para que no returno o time alcance mais pontos e permaneça na série A do campeonato Brasileiro. “Saiu do hospício, tem que respeitar: Lisca Doido é Ceará”.

Bicampeão cearense o Ceará busca recuperação no Brasileirão da série A em busca de se manter na elite do futebol

Fortaleza Esporte Clube – Série B

O “Tricolor de Aço” ou Leão do Pici como é conhecido pela sua torcida é um clube fundado em 18 de outubro de 1918, por Alcides Santos, um dos maiores esportistas cearenses, que se apaixonou pelo futebol durante o período em que estudou no College Stella, na Suíça, seu nome foi colocado em homenagem a cidade e suas cores em homenagem a bandeira da França.

A equipe conseguiu o acesso a série B após 8 anos na terceira divisão onde na maioria desses anos o time se classificava na fase de grupos e sempre era eliminado nas quartas de final, porém em 2017 o Fortaleza conseguiu o tão sonhado acesso junto com Sampaio Correa/MA, São Bento/SP e CSA/AL que foi o campeão da série C ao bater o Fortaleza na fase final.

O time vem de um  momento marcante em sua história onde o seu Centenário, trouxe para o comando técnico Rogério Ceni, goleiro multi campeão pelo São Paulo – SP e pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002, com experiência de 6 meses no comando do tricolor do Morumbi o técnico chega com status de ídolo e captador de patrocínio e marketing para um ano onde a equipe Tricolor comemora 100 anos e também para garantir título no Campeonato Cearense e na Série B do Campeonato Brasileiro, além de credenciar o clube a disputar em 2019 a Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Quanto a primeira parte o que vemos é fato, o técnico fez uma revolução a equipe trazendo patrocínios, aumentando a receita e renda ao clube, aumentando de forma bastante significativa o número de sócios, resgatando a ida de sua torcida em peso a Arena Castelão, agregando as Marcas Rogério Ceni, Centenário Fortaleza e Fortaleza Esporte Clube para que o clube tenha condições de realizar grandes feitos no futebol.

Já na segunda parte na conquista dos títulos, a equipe do Fortaleza terminou o regional como vice campeã do torneio perdendo para seu arquirrival, porém na série B o motivo do time é de festa, pois o Fortaleza lidera o campeonato até o momento com 37 pontos em 19 rodadas sendo 3 a mais que o segundo colocado, o time deu liga nas mãos do treinador e é grande candidato ao acesso a série A do Campeonato Brasileiro. Como diz seu hino “No campo, provaste mesmo que não tens rival, tua turma é valente, é sensacional, salve o Tricolor de Aço”.

Fortaleza atual líder da série B em busca do acesso, novos horizontes e projetos em comemoração ao seu centenário

Ferroviário Atlético Clube – Série D

Conhecida como a terceira força do futebol cearense o Tubarão da Barra ou Ferrão como é conhecido pela sua torcida, é um clube de futebol fundado por operários ferroviários da Rede de Viação Cearense liderados pelo saudoso Valdemar Cabral Caracas em  9 de maio de 1933 o clube é símbolo da  democratização do futebol nacional e precursor do profissionalismo no futebol cearense.

A equipe tricolor devido ao vice campeonato cearense de 2017 garantiu vaga nas principais competições nacionais como a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e série D do Campeonato Brasileiro. Esse ano no que se diz referente a Campeonato Cearense e Copa do Nordeste a equipe não foi bem, porém na Copa do Brasil a equipe ficou conhecida ao eliminar o Sport de Recife /PE numa disputa de pênaltis após estar perdendo por 3 a 0 até os 30 minutos do 2º tempo, quando deu início à reação até o empate.

A partida precisou ser decidida nas penalidades, com o time coral batendo os pernambucanos por 4 a 3 e avançando para a 3ª fase, fato que gerou grande repercussão no futebol nacional, ainda assim a equipe passou Vila Nova/GO e foi eliminada na quarta fase para a equipe do Atlético/MG, feito inédito na história do clube onde foi arrecadado mais de 4 milhões em premiações ajudando a equipe a se reforçar para a série D do Campeonato Brasileiro na qual a equipe teve uma reação surpreendente, sugiro a todos que leiam a matéria que escrevi a pouco tempo “Opinião: 2018, o ano em que o Ferroviário entrou nos trilhos” para entender melhor esse detalhamento.

Nesse exato momento em que acabei de escrever essa matéria o Ferroviário acaba de conquistar o campeonato Brasileiro da Série D onde sacramentou a conquista no jogo de ida no Estádio do Castelão ao vencer a equipe do Treze/PB por 3 a 0 na semana passada e em Campina Grande/PB perdeu por 1 a 0, sendo que no placar agregado terminou em 3 a 1 para a equipe cearense, tornando-se o primeiro clube da capital cearense a conquistar um campeonato nacional, encerando 23 anos sem conquistas de títulos.

O estádio Amigão em Campina Grande – PB ficará marcado na história do Ferroviário por 2 motivos, além da conquista inédita do título da série D, a conquista do acesso nas quartas de final foi em cima do Campinense – PB no mesmo local em disputa emocionante por pênaltis. Destaque também para o técnico Marcelo Vilar que conquista pela segunda vez em sua carreira o título da série D sendo que a primeira vez foi em 2013 com o Botafogo – PB.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Equipe do Ferroviário conquista inédito Campeonato Brasileiro da série D encerrando 23 anos sem conquistas

O futebol cearense agradece a participação das equipes nos principais campeonatos nacionais buscando competitividades e vôos maiores no qual o futebol cearense deixe de ser figurante para ser protagonista e fortalecendo principalmente a região Nordeste que tem público maravilhoso, alegre e acolhedor, agradecemos também aos maiores artilheiros do Brasil em 2018, Arthur (Ceará), Gustavo (Fortaleza) e Edson Cairús (Ferroviário) que juntos anotaram 60 gols na temporada.

Este é o Estado do Ceará conhecido pelas suas belas praias e demais atrativos turísticos, cultura diversificada, artesanato riquíssimo, religiosidade popular, por revelar grandes talentos do humor e agora mais do que nunca protagonizando no futebol nacional, o Brasil agradece.

Roma
Clique na imagem para acessar o site
cassrocha@hotmail.com (20 Posts)

CARLOS ANDRÉ ROCHA - Paulistano da gema, Engenheiro Metalurgista de Formação, Professor de Matemática e Física, Torcedor do São Paulo desde criancinha e torcedor do Club Atlético Huracán desde 2009,"Grande no se hace, grande se nace"!


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta