Notícias

Futebol Internacional

Características semelhantes levam River e Lanús à destaque na Libertadores

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pela sexta semifinal argentina em Copa Libertadores, River Plate e Lanús se enfrentam no Monumental de Nuñez

River Plate e Lanús iniciam a disputa por vaga na final da Libertadores. A primeira partida da semifinal entre eles será disputada no Monumental de Nuñez, estádio do River Plate, visto que, o Lanús fez uma melhor campanha na fase de grupos e definirá a série dentro dos seus domínios.

O River Plate, dirigido por Marcelo Gallardo, chega de uma vitória maiúscula diante dos bolivianos do Jorge Wilstermann. Não que os bolivianos tivessem apresentado um futebol de outro mundo, mas era tido como a sensação do torneio após vencer Peñarol, Palmeiras e o próprio River, além de eliminar o Atlético-MG nas oitavas da competição.

A grande reviravolta do River

Os “millonarios”, após perder por 3 a 0 na Bolívia, conseguiram reverter a diferença e aplicar uma sonora goleada de 8 a 0, sobrando futebol, dentro do Monumental. A equipe que já era credenciada uma das favoritas ao título, atraiu ainda mais a atenção dos rivais após o histórico resultado.

O “Granate” também faz história! Chega pela primeira vez à uma semifinal de Copa Libertadores, dirigido por Jorge Almirón, escolhido como o DT “diferenciado” da Argentina. De fato, esta semifinal diante do River Plate, será, até o momento, o desafio mais importante da carreira de Almirón.

Fala-se que o mesmo já está sendo observado pela presidência do San Lorenzo para assumir a equipe de Boedo após o término desta edição de Libertadores. Mantendo a humildade, mas não deixando de trabalhar a “full”, Almirón vai em busca de se igualar à outros 16 técnicos argentinos que já conquistaram a Copa mais importante da América. Diz não sentir a pressão, seguir trabalhando com tranquilidade e não o considera um “técnico raro”, como circula pelos jornais argentinos.

almiron
Almirón, técnico do Lanús, é reverenciado pelo seu trabalho frente à equipe (Foto: Diario Olé)

Duelo de ofensivos, é o que marca as campanhas de River Plate e Lanús na Libertadores

Por características dos seus comandantes, River Plate e Lanús protagonizam jogos de ofensividade durante a competição. A equipe de Gallardo tem ao seu favor 25 gols marcados, com 66 finalizações em direção ao gol, 14 na goleada por 8 a 0 diante do Jorge Wilstermann. O principal artilheiro da equipe é o atacante Ignacio Scocco, que conta com o auxílio de Ignacio Fernández e ‘Pity’ Martínez na criação das jogadas ofensivas.

Quando atua dentro de casa, o River Plate busca propor o jogo, controlar com posse de bola e muita troca de passes: 518 passes acertados contra o Melgar (venceu por 4 a 2), 400 passes contra o Wilstermann (venceu por 8 a 0). A equipe de Gallardo tem uma média de 332 passes certos na competição.

river
River Plate tem troca de passes como sua principal característica. Média de 332 passes certos por jogo (Fonte: Footstats)

O quarto gol do River Plate diante do Wilstermann, demonstrou a rápida transição da equipe de Gallardo com base na troca de passes. Foram nove toques com objetividade por quatro jogadores, até Enzo Pérez aparecer livre entre a defesa adversária e empurrar para o fundo das redes. Notem!

O Lanús de Almirón também não fica atrás quando o quesito é ofensividade. Apesar de ter em mãos um elenco menos qualificado do que o River Plate, Almirón consegue impor qualidade de jogo na equipe.

O Lanús tem 15 gols convertidos na competição, chega após reverter uma situação adversa diante do San Lorenzo, batendo a equipe de Boedo nos pênaltis, após vencer pelos mesmos 2 a 0 sofrido na partida de ida das quartas.

A equipe de Almirón também tem por características a troca de passes, atuando geralmente no ‘4-3-3’, tem uma média de 430 passes certos na competição. A maior quantidade de passes, por incrível que pareça, foi na derrota diante do San Lorenzo, atuando fora de casa. Naquela oportunidade, o Lanús mereceu, no mínimo, marcar um gol no campo adversário.

Na goleada diante do Zúlia por 5 a 0, o primeiro gol do Lanús, marcado por Lautaro Acosta, demonstra um pouco da qualidade em troca de passes da equipe de Almirón. Veja!

Conhece os destaques e a formação tática de cada equipe?

O River Plate tem um elenco invejável por muitos na América do Sul. Nomes como os de Leo Ponzio, Enzo Pérez e Ignacio Scocco, por exemplo, atletas com muita experiência e com passagem por clubes da Europa. Apesar de Scocco ser o artilheiro da equipe millonária – seis gols em quatro jogos – e também merecer todo o destaque pelos quatro gols marcados na goleada diante do Wilstermann, o principal destaque da equipe de Gallardo ao longo de todo o torneio fica para o meia Ignacio Fernández.

nacho
Ignacio ‘Nacho’ Fernández, o destaque do River Plate na Libertadores (Foto: riverplate.com.ar)

O ‘Nacho’ Fernández é o jogador da equipe com mais passes acertados, são 284, dita e gera o ritmo de jogo da equipe no meio de campo. Auxiliado por ‘Pity’ Martínez, meio-campista também de muita qualidade, Nacho Fernández ainda é o jogador com mais finalizações certas (9), mais faltas recebidas (25) e com mais assistências para gol (3). Fernández ainda leva três gols na competição, além de auxiliar na recomposição da equipe, com 12 desarmes.

riverplate
O ‘4-1-4-1’ do River Plate de Gallardo

Pelo lado do Lanús é difícil não citar o centroavante José ‘Pep’ Sand como o principal destaque da equipe, muito por ser o artilheiro da equipe na competição com seis gols e por sua experiência que pode ser fundamental para uma conquista de Libertadores. Sand, que foi revelado pelo River Plate, diz que não odeia o River, mas também não deve nenhum agradecimento a equipe millonária.

Vale destacar também o atacante veloz Lautaro Acosta, revelado pelo próprio Lanús, mas com passagem por Sevilla, Racing Santander e o histórico rival do River Plate, o Boca Juniors.

Acosta vive um excelente momento, oferece um suporte ofensivo pelo flanco esquerdo de ataque, ágil e com característica de partir pra cima da marcação adversária. Seu bom momento pelo Lanús o fez chegar até a seleção Argentina, de fortíssima concorrência para o setor ofensivo.

lanus
Lanús vai a campo no seu habitual ‘4-3-3’

Semelhança no futebol jogado, diferença gritante nas finanças de cada clube

Apesar do bom momento vivido pelas equipes na Libertadores, a diferença financeira entre ambas é nítida. Jorge Almirón consegue, com uma equipe mais modesta, encarar os grandes da Argentina.

Segundo a TransferMarkt, site especializado em cotações no futebol, o Lanús tem um plantel valorizado em 35 milhões de euros, enquanto o plantel do River Plate chega aproximadamente a 74 milhões de euros.

Os mais valorizados pelo Lanús são Lautaro Acosta (5,5 milhões de euros), José Luís Gómez (5 milhões de euros) e Ivan Marcone (3 milhões de euros). No River Plate, Gonzalo ‘Pity’ Martínez (9 milhões de euros), Enzo Pérez (6 milhões de euros) e Ignacio Fernández (5,5 milhões de euros). Dos citados acima, todos estão na lista de observação do técnico Jorge Sampaoli para a seleção Argentina, com Acosta, Enzo Pérez, Fernández e Gómez citados e com passagem na era Sampaoli.

Patrocinadores

Quanto aos patrocínios, o River Plate recebe cerca de 20 milhões de dólares por ano e conta com aproximadamente 145 mil sócios-torcedores, enquanto o Lanús recebe 1,3 milhões de dólares e, com um trabalho excelente de marketing, alcançou aos 40 mil sócios neste ano.

As duas equipes já arrecadaram 1,3 milhões de dólares pela primeira fase da Libertadores e 2,9 milhões até a chegada para esta semifinal, um total de 4,2 milhões de dólares de premiação. Quem avançar deste duelo, garante, pelo menos, mais 1,5 milhões de dólares (prêmio para o vice-campeão do torneio). O campeão da Libertadores coloca no bolso uma quantia de 3 milhões de dólares.

Tanto River Plate quanto o Lanús tem qualidade técnica suficiente para alcançar o título desta competição. E você torcedor, acredita em qual clube para conquistar a Libertadores 2017?

Facebook

Twitter

Home

Michel Corbacho (10 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta