Notícias

Sem categoria

Retrospectiva Palmeiras 2016: um ano de histórias, lutas e glórias

Open

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Após um Campeonato Paulista razoável e uma péssima Libertadores, o Palmeiras se reergueu após a contratação do treinador Cuca e terminou o ano como campeão brasileiro

E se passou mais um ano em que a torcida palmeirense pôde soltar o grito de: “é campeão”.  em 2015, o Verdão conquistou a Copa do Brasil de uma maneira épica, e nesse ano, conquistou o Campeonato Brasileiro de um modo incontestável, com uma rodada de antecedência. Mas não foi um ano fácil.

Campeonato Paulista

No Paulistão, o Palmeiras oscilou na competição e começou muito mal, ficando perto dos últimos colocados. Mas a equipe Alviverde deu a volta por cima e terminou a fase de grupos como líder de seu grupo. Nas quartas de final, pegou o São Bernardo no Allianz Parque e sem maiores dificuldades, venceu por 2 a 0. Na semifinal, o Verdão enfrentou o Santos, onde a rivalidade cresceu muito após a final da Copa do Brasil do ano passado. O Palmeiras estava perdendo de 2 a 0, buscou a reação, empatou a perdida e levou a decisão para os pênaltis. Porém, a equipe praiana levou a melhor dessa vez. 3 x 2 nos penais e eliminação do Verdão.

Resultado de imagem para Palmeiras x Santos

Libertadores

Na Libertadores, o Verdão não foi nada bem, e acabou sendo eliminado na fase de grupos. O treinador Marcelo Oliveira foi demitido no meio da competição. Mesmo com a chegada de Cuca, o Palmeiras venceu apenas duas partidas de seis que tinham no total, fez apenas 8 pontos e não conseguiu avançar na competição. O grande problema do Verdão foi o Nacional do Uruguai, equipe para qual foi derrotado dentro e fora de casa.

Copa do Brasil

Como o Palmeiras participou da Libertadores, ele entrou na Copa do Brasil direto nas oitavas de finais. Enfrentou o Botafogo da Paraíba e venceu no Allianz Parque por 3 a 0 na ida, e acabou derrotado por 1 a 0 no Almeidão na volta. Assim avançou para a próxima fase. Nas quartas de finais, pegou o Grêmio. O primeiro jogo foi na Arena do Grêmio, onde o Tricolor venceu por 2 a 1. Na partida da volta, o Verdão entrou praticamente com a equipe reserva, pois estava focada no Brasileirão,  e chegou a estar vencendo por 1 a o, resultado que assegurava a classificação, mas após a expulsão de Allione, não teve como segurar a pressão e sofreu o empate. Final de jogo: 1 a 1 e Verdão eliminado da copa do Brasil.

Campeonato Brasileiro

O campeonato teve várias partidas emocionantes e uma disputa pelo título até o final. O Palmeiras começou o torneio goleando, desde o começo era um forte candidato ao título e rodada após rodada, ia confirmando esse favoritismo. Não demorou muito para o Verdão assumir a liderança. No final do primeiro turno, o Alviverde teve uma sequência ruim e acabou perdendo a ponta, mas na 19° rodada conseguiu recuperá-la vencendo o Vitória por 2 a 1.

A equipe terminou o primeiro turno como líder e permaneceu durante o segundo turno inteiro. O Flamengo chegou a ameaçar o Verdão em algumas rodadas, mas o máximo que conseguiu foi alguns minutos na liderança. Depois disso, o Rubro-Negro começou a cair e o Palmeiras disparar. O Santos conseguiu ultrapassar o Flamengo, chegou na vice-liderança e a decisão ficou para a 37° rodada.

O Verdão precisava de apenas um empate contra a Chapecoense no Allianz Parque para se tornar o campeão, porém, um tropeço do Peixe contra o Flamengo também já garantia o título. Como era esperado o ano inteiro, o Palmeiras se consagrou o campeão vencendo a Chape por 1 a 0, com gol de Fabiano. O estádio fez uma linda festa no segundo título na nova Arena do Verdão (o primeiro foi o título da Copa do Brasil do ano passado).

Resultado de imagem para palmeiras campeao brasileiro

O Santos perdeu a partida para o Mengo por 2 a 0 e também perdeu a vice-liderança. Fazendo com que o Palmeiras abrisse uma vantagem de 7 pontos faltando apenas 1 jogo. Na campanha para o título, diversos jogadores se destacaram: É o caso de Jailson, que entrou como substituto de Fernando Prass após uma lesão, fechou o gol e foi uma peça importantíssima para o título. Além de Tchê Tchê, Moisés, Dudu, Rogér Guedes, Gabriel Jesus, Jean e muitos outros que fizeram um belo campeonato.

No final da partida contra a Chapeconse, o atacante Gabriel Jesus fez um discurso emocionante onde disse as mesmas palavras que o ídolo São Marcos usou em sua despedida: “Espero que vocês nunca esqueçam de mim, porque eu nunca vou esquecer vocês”. O jogador foi vendido para o Manchester City pelo valor de R$ 121 milhões e esse foi o último jogo que ele fez pelo clube.

Resultado de imagem para palmeiras campeao brasileiro 2016

Expectativas para 2017

O treinador Cuca confirmou que não fica por questões particulares e Eduardo Baptista já foi contratado para a próxima temporada do Palmeiras, onde a expectativa é de um time mais forte do que o que foi campeão esse ano. O clube já anunciou as contratações de Keno, atacante ex-Santa Cruz e Hyoran, ex-América-MG. Ainda deve chegar algum nome de peso para o ataque, na função que era de Gabriel Jesus.

 

Felipe Longov (102 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta