Notícias

Sem categoria

Retrospectiva Botafogo 2016: Mudanças e provações

Botafogo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Em um ano marcado por mudanças de treinadore, Botafogo se supera e termina o ano em alta

Ainda em festa do acesso e do título da Serie B, o Botafogo começou o ano de 2016  mantendo a base e seu técnico Ricardo Gomes. O time começou o ano tentando arrumar um novo sistema de jogo para buscar o seu objetivo que era ficar na elite do futebol Brasileiro e para isso trouxe alguns jogadores, três deles sendo estrangeiros, como Joel Carli que veio do Quilmes, Gervasio Núñhez que estava no Sarmiento e o equatoriano Larrea que veio da LDU, onde conquistou os Libertadores de 2008 pelo time de Quito.

Campeonato Carioca: novamente no quase

O primeiro jogo oficial no ano foi pelo Campeonato Carioca, onde a equipe recebeu o Bangu no jogo de estreia e venceu por 2 a 0 fora de casa.

O fator que ia se destacando na equipe era a força de vontade e disposição que entrava nas partidas. Além disso, os resultados também vieram, junto com a liderança do seu grupo na primeira fase do estadual.

Já no segundo turno o time carioca deu alguns vacilos, empatando com os grandes e terminando em terceiro lugar com 14 pontos. Na semifinal, eliminou um rival, o Fluminense, porém, o título não veio, já que acabou derrotado pelo Vasco na final.

Copa do Brasil: eliminação amarga

O time de General Severiano enfrentou o Coruripe de Alagoas na primeira fase, e venceu por 1 a 0 na ida e empatou por 1 a 1 na volta. Na fase seguinte, eliminou o Juazeirense da Bahia com duas vitórias (2 a 1 e 1 a 0), e na terceira fase tinha o Bragantino pela frente.

Contra a equipe de Bragança Paulista, um empate na ida por 2 a 2, em São Paulo, e uma vitória no Rio de Janeiro por 1 a 0 colocou o Botafogo nas oitavas da competição.

Já o oitavas de final o time carioca enfrentaria o Cruzeiro, o segundo maior vencedor da competição com quatro títulos. No primeiro jogo, em casa, o Botafogo foi goleado por 5 a 2. No jogo da volta o time do Cruzeiro venceu por 1 a 0 e confirmou a classificação, assim terminando com a participação do Fogão na Copa do Brasil 2016.

Campeonato Brasileiro: superação, bom trabalho e Libertadores

Para o Campeonato Brasileiro, o Botafogo trouxe alguns reforços como Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club), Camilo (ex-Al Shabab) e Sidão (ex-Audax).

O time carioca iniciou a competição sendo uma das principais equipes cotadas ao rebaixamento. Na estreia, derrota para o time misto do São Paulo, jogando em casa. No inicio, a equipe não foi nada bem, empatando com Sport, vencendo o Atlético Paranaense, depois perdendo três duelos seguidos até voltar a vencer na oitava rodada, quando aplicou 3 a 1 no América.

 

O risco da degola era grande, mas a equipe ainda conseguiu ganhar alguns jogos, o que deixava o torcedor com alguma esperança, mesmo sendo poucas.

Após 18º rodada, Ricardo Gomes, até então treinador do Botafogo, recebeu uma proposta do São Paulo e aceitou. Foi ai que apareceu Jair Ventura, uma jovem aposta da diretoria que mudou totalmente o Botafogo.

Na estreia de Jair, o próprio São Paulo pela frente, e veio uma vitória em pleno Morumbi. Com uma filosofia que buscava reintegrar jovens da base e mesclar com jogadores experientes, o esquema tático funcionou muito bem, recuperando futebol de jogadores esquecidos como Airton e Neílton. Foi quando a torcida começou a apoiar o time, e o resultado veio. Com uma boa sequência de bons resultados, o Botafogo foi evoluindo cada vez mais, deixando de lado a briga contra o rebaixamento e começando a sonhar com a Libertadores.

O Botafogo chegou a última rodada precisando apenas de suas próprias forças para se classificar para a competição internacional. Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, fora de casa, a equipe assegurou o quinto lugar e o tão sonhado lugar na Copa Libertadores.

suporte (2043 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta