Renault confirma retorno como equipe a Fórmula 1

Renault estava contribuindo apenas com motores, mas para 2016 tem volta garantida como equipe. Montadora está na F1 desde o ano de 1977

O presidente do Grupo Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, anunciou oficialmente a volta da escuderia para a Fórmula 1. Após meses de negociações com a Lotus, com inclusive funcionários da Renault trabalhando na equipes, a confirmação do retorno foi feita nesta semana.

Carlos Ghosn explicou a volta da equipe e já falou sobre os futuros planos.

“A Renault tinha duas opções: ou voltava 100% ou ia embora. Após um detalhado estudo e decidi que a Renault estará na Fórmula 1, começando em 2016. Os detalhes finais fornecidos pelos principais acionistas nos deu a confiança de aceitar esse novo desafio. Nossa ambição é vencer, mesmo que isso leve algum tempo”, disse presidente e diretor executivo do Grupo Renault.

Equipe já é tradição na Fórmula 1

A Renault foi fornecedora de motores em 2015 da RBR e da STR, mas estava insatisfeita com algumas críticas que recebia. Com toda a repercussão negativa gerada pelos comentários da sua parceira, a montadora decidiu então tomar uma atitude mais firme onde tinha duas opções, ou seguiria na Fórmula 1 com uma equipe própria ou teria que deixar de vez a categoria. Para a temporada de 2016, a RBR continuará utilizando o motor Renault, porém, as peças serão rebatizadas com o nome TAG Heuer, sua nova patrocinadora.

Em um comunicado, a Renault se explicou.

“Como equipe própria, a Renault tirará o máximo de benefícios de suas vitórias. A recompensa como fornecedora de motores provou ser limitado. O retorno de investimento necessário com o novo regulamento de motor e o retorno em termos de imagem era baixo”, disse a equipe.

Como escuderia, a Renault já se sagrou bicampeã do Mundiais de Pilotos, ambas com o Espanhol Fernando Alonso. No mundial de Equipes, levou nos anos de 2005 e 2006. Na nova função, como fornecedora de motores, a companhia conquistou 12 títulos de Construtores (com time próprio, Williams e RBR) e outros 11 de Pilotos. A montadora participou de mais de 600 GPs, contribuindo em 168 vitórias desde 1977, ano em que a Renault entrou na F1.

 

 

Wesley Contiero

Jornalista, 29 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.

Related post

Leave a Reply