Notícias

Sem categoria

Paralimpíadas: Conheça um pouco mais sobre o hipismo

hipismo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

No hipismo paralímpico, os homens e as mulheres se enfrentam com as mesmas condições

Na paraolimpíada de 2016, novamente teremos o hipismo como uma das modalidades. Nele, temos apenas a competição de adestramento, mas são dividias em individuais e em equipes. No Rio, o hipismo irá estrear dia 11 de setembro, e terá as entregas das medalhas de 13 a 16 do mesmo mês.

História

A competição estreou nas paraolimpíadas em Nova York e Stoke Mandeville, em 1984. Mas, o esporte era pouco praticado e não havia muito apoio a ele, por isso, a ela ficou fora dos Jogos por 12 anos. Ela voltou em 1996, nos Jogos de Atenas. Voltou e não saiu mais.

No Brasil, o esporte começou a ser praticado em 2002, e terá quatro atletas titulares e um reserva no Rio. Os quatro titulares são Sérgio Oliva, Marcos Fernandes Alves, Rodolpho Riskalla e Vera Lucia Mazzili, com Thiago Fonseca sendo o reserva.

O Brasil já conquistou duas medalhas na modalidade. As duas, foram com o maior atleta brasileiro deste esporte, Marcos Fernandes Alves, mais conhecido como Joca. Ele conquistou duas medalhas de bronze em Pequim, 2008, e também conquistou duas de ouro no Parapan de Mar del Plata, em 2003.

O hipismo paraolímpico é disputado em mais de 40 países, e é bastante conhecido por receber pessoas com várias deficiências. Nela, homens e mulheres competem juntos e de maneiras iguais. Além dos vencedores, os cavalos também ganham medalhas. No Rio, serão dez provas individuais e uma por equipe.

Clique na foto para acessar o site
Clique na foto para acessar o site

Classificação

O hipismo é dividido em quatro categorias, sendo a primeira para cadeirantes que têm problemas em equilíbrio ou são incapazes de movimentar seus quatros membros. Na segunda, engloba também cadeirantes, mas também pessoas com rígida debilitação na coluna. A terceira, se encaixam pessoas capazes de caminhar, mas com dificuldade para movimentação unilateral e atletas completamente cegos nos dois olhos. E na quarta e última, debilitação de pelo menos um membro ou algum grau de deficiência visual.

Regras e desafios

O desafio dos atletas é conduzir o cavalo e realizar movimentos obrigatórios, como trotes, passos, galopes e coreografar ao som de um música.

Curiosidades 

De todos os 78 cavalos da competição, nenhum será brasileiro. Até mesmo os atletas brasileiros irão usar cavalos vindos do exterior.

O principal adversário do Brasil será a Grã-Bretanha que costuma ser o vencedor do hipismo paraolímpico. Os britânicos também têm os maiores medalhistas tanto no masculino, quanto no feminino. Nos homens, Lee Pearson é o maior medalhista com 12 (dez de ouro, uma de prata e uma de bronze). Nas mulheres, Sophie Christiansen tem sete medalhas (cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze), e dividi o pódio com a alemã Hannelore Brenner, que também tem sete (quatro de ouro e três de prata).

Clique na foto para acessar o site

Clique na foto para acessar o site

 

Iaco Lopes (257 Posts)

Estudante de jornalismo. Vascaíno nascido em João Pessoa-PB. 17 anos.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta