Notícias

Futebol Brasileiro

Opinião: O futebol tem que voltar a ser do povo

30726034_2047708965470730_4280299110805798912_n

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Em meio aos grandes preços de ingressos, arenas, os torcedores vão se afastar cada vez mais de assistir futebol nos estádios

Resultado de imagem para arena corinthians pouco publico
Arena Corinthians com pouco público. (Foto: Uol Esporte)

O Brasil, considerado o pais do futebol e sendo o futebol do povo, está vivendo ou está prestes a viver uma imensa revira volta em sua história de esporte popular.
Após o anuncio do Brasil para ser sede da Copa do Mundo de 2014, o país ficou eufórico, mas qual era o preço que o futebol local e os torcedores iriam pagar pelo país sediar o evento. Tudo bem, o evento foi ótimo para o desenvolvimento do país, obras de aperfeiçoamento em diversos locais, ressaltando também o impulso financeiro.

O futebol não é mais do povo

O jovem garoto, emocionado ao conseguir ingresso para o treino do Flamengo. (Foto: Reprodução Facebook/ SPFC Antifa)
Jogadores aplaudem a torcida do Flamengo no ultimo treino. (Foto: Destak Jornal)

Nas últimas semanas, com a chegada das fases finais dos estaduais espalhados pelo Brasil ou para jogos decisivos de Libertadores, vimos alguns clubes abrindo os últimos treinos para que a torcida incentive os seus jogadores antes destes jogos.

Uma imagem me chamou a atenção, foi a deste garoto, Marquinhos, que alguns dias antes do treino foi até uma loja do Flamengo fazer a troca de 1kg de alimento pelo ingresso para assistir um treino aberto. Talvez essa seja a primeira ida do garoto ao estádio que provavelmente não tem condição de pagar 80 ou 100 reais em um ingresso para assistir o seu clube do coração.

Apesar de não haver registros fotográficos, essa cena deve ter sido repetida em alguns estádios de São Paulo, como na Arena Corinthians e no Allianz Parque nos treinos antecedentes a grande final do Paulistão.

Antigamente, a primeira ida ao estádio era praticamente um ritual para a passagem de “criança” para um “jovem adulto”, e essa cultura vem se perdendo por conta dos altos preços. Já basta que em alguns estados do Brasil, a festa dentro dos estádios é proibida. Não pode a utilização de bandeiras com mastro, sinalizadores, ou até mesmo a limitação dos instrumentos.

Não duvido, daqui à poucos anos, se não houver uma mudança, os apaixonados por futebol e a cultura de frequentar os estádios brasileiros irá acabar. O futebol Brasileiro está respirando por aparelhos e seu último suspiro está próximo de acontecer.

Clique na imagem para acessar o site
Samuel de Souza Fragoso (36 Posts)

Estudante de jornalismo e apaixonado por esporte!


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta