Notícias

Sem categoria

Opinião: Final única é uma furada

xlibertadores-sula.jpg.pagespeed.ic.AKF4pwFrR9

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Vários torcedores mostraram descontentamento anúncio de final única na Libertadores e  sul-americana de 2019. Destacamos aqui os motivos para dar toda a razão para quem chiou sobre esta decisão

A Conmebol anunciou, nesta terça-feira (14), que a Libertadores e a Sul-Americana de 2019 terá final única. A primeira, será disputada em Santiago, no Chile, e a segunda, em Lima, no Peru. O anúncio fez muitos torcedores discordarem da decisão da entidade, e eu dou razão à ela. A América do Sul é muito grande, não temos um bloco econômico forte e a tradição do continente fará desta decisão um erro.

Vamos começar com a extensão territorial. A Europa, onde é disputada a Champions League, tem 10 milhões de km², enquanto a América do Sul tem 16. É fácil sair de um país para outro no velho continente, enquanto, só no Brasil, em 1 hora você não consegue nem sair de um estado para outro, dependendo do tamanho e das condições da estrada, e não é muito diferente entre nossos vizinhos.

A União Europeia, principal bloco econômico do velho continente, tem 28 membros, e tirando o Reino Unido (que está em processo de saída do bloco), todos utilizam o Euro como moeda. Além de tudo, tem a moeda mais valiosa do mundo. Já na América do Sul, nosso principal bloco envolve apenas 5 países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Não há um plano para unificar uma moeda para todos os integrantes, e há disparidades de um país para outro.

No que tange a tradição, dificilmente teremos um caldeirão em um estádio neutro. A população sul-americana não é rica quanto a européia. Monumental é a casa do River Plate (e as vezes, da seleção argentina), Maracanã, dos times cariocas, e por aí vai. São vários fatores para que, tradicionalmente, uma final única não dê certo: passagens caras, aeroportos mal localizados, e falta logística para a maioria dos países.

Em resumo: A decisão de uma final única, nas competições sul-americanas é um grande erro. Pois diferente da Europa, não temos tradição, nossa economia torna isso completamente inviável. E dependendo dos finalistas, a distância até as cidades das finais será muito grande.

 

Guilherme Ribeiro Rocha (62 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta