O reencontro de Neymar com a Copa do Mundo

Após vencer uma Copa das Confederações e Olimpíadas, falta a Neymar superar o drama de 2014 e conquistar a Copa do Mundo

Com 392 gols na carreira, Neymar possui 53 gols com a camisa da Seleção Brasileira e é o quarto maior artilheiro do Brasil. Em 2010 foi a sua estreia na Seleção, com 18 anos. Com um título Olímpico e um título da Copa das Confederações, falta a Neymar uma Copa do Mundo, que pode vir neste ano na Rússia.

Início da carreira

Resultado de imagem para neymar santos

(Foto: Reprodução / Ricardo Saibun/Santos FC)

No dia 07 de Março de 2009, um jovem menino deixava de ser promessa para se tornar o grande menino da Vila. Essa foi a data de estreia de Neymar como profissional com a camisa do Santos. O jogador mais importante do século XXI no Peixe conquistou dois campeonatos paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores, além de um vice no mundial.

Com grande destaque em seu clube, ele rapidamente foi chamado para a Seleção Brasileira e, com brilho de craque, Neymar foi contratado pelo Barcelona em 2013 pelo valor de 789 milhões de reais. No clube catalão ele conquistou uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, dois Campeonatos Espanhóis, três Copas do Rei, uma Supercopa da Espanha e uma Supercopa da UEFA.

Trajetória na Seleção

(Foto: Getty Images)

Em 2013, ano em que se transferiu para o Barcelona, foi quando Neymar teve o seu primeiro grande brilho com a camisa do Brasil. Na Copa das Confederações que aconteceu em seu país, ele foi eleito o melhor jogador da competição e garantiu o título da seleção em casa.

Após a conquista das Confederações e por conta da Copa do Mundo ser disputada no Brasil, Neymar entrou como o grande protagonista do torneio em 2014, muito pressionado, mas o jovem brasileiro respondeu muito bem em campo. Com dois gols contra a Croácia e dois contra Camarões, o artilheiro ajudou ao Brasil a passar de fase em primeiro lugar.

Nas oitavas, o Brasil venceu o Chile nos pênaltis. Neymar participou, bateu e converteu a quarta cobrança brasileira. Nas quartas-de-finais aconteceu o que parecia ser uma cena de filme de terror. Com o Brasil ganhando por 2×1 da Colômbia, o grande jogador da Seleção sofreu uma entrada por trás de Zúñiga, fraturou a costela e ficou de fora do restante da Copa do Mundo.

E se com Neymar seria difícil, imagina sem ele. Com a ausência de sua grande referência na semifinal, o Brasil foi goleado por 7×1 para a Alemanha e passou um dos maiores vexames da história do futebol.

Mas a volta por cima veio em 2016. Com “sangue nos olhos” e mais uma vez como a grande estrela brasileira, Neymar teve a responsabilidade de comandar o Brasil em sua busca pelo título inédito das Olimpíadas disputada no Brasil.

O palco da final das Olimpíadas foi o mesmo que seria o da tão sonhada Copa do Mundo de 2014, o Maracanã. O adversário era a Alemanha, que goleou o Brasil na Copa do Mundo. O peso era muito grande em cima dos meninos brasileiros, que tinham vindo de um vice-campeonato na última Olimpíada e não queria passar mais uma vez como amarelão.

O jogo na final foi bem tenso. Um empate no tempo normal por 1×1 levou a partida para os pênaltis. O gol brasileiro foi marcado por Neymar em linda cobrança de falta. Na cobrança de pênaltis, após Weverton pegar o último pênalti, sobrou toda responsabilidade para Neymar. O camisa 10 não titubeou. Com firmeza, Neymar marcou o gol do título inédito e o da volta por cima, após o sentimento de perder que teve na Copa do Mundo.

O tão sonhado título

(Foto: Getty Images)

Em grande destaque nessas eliminatórias para a Copa do Mundo, o jogador marcou seis vezes e ajudou ao Brasil a ser a primeira seleção classificada para esta Copa do Mundo na Rússia. Mas o drama tomou conta novamente do jogador.

Com uma lesão em seu atual clube, PSG, o craque perdeu o final da temporada no europeu e chegou a preocupar a comissão técnica brasileira, porém, não irá desfalcar o Brasil na Copa.

Sem atuar desde o dia 25 de fevereiro deste ano, no jogo contra o Marselha, com uma lesão no quinto metatarso do pé direito, o atacante deve retornar aos gramados nos próximos amistosos que o Brasil irá fazer de preparação para a Copa do Mundo, contra a Croácia, dia 03/06/2018, em Anfield, na Inglaterra, e contra a Áustria, dia 10/06, em Viena, na Áustria.

Chegando como o jogador mais caro do mundo, principal nome do Brasil e com “sangue nos olhos” por querer conquistar a inédita Copa do Mundo, tendo em vista todo o drama na última edição, Neymar pode conquistar o título mais importante da sua carreira e ser campeão mundial, e desta vez não pelo seu clube, mas sim pela sua seleção.

 

Esportes Mais

Facebook

 

Joao Pedro

Estudante de Jornalismo na Instituição IBMR Barra, Rio de Janeiro.

Related post

Leave a Reply