Notícias

+ Esportes

O que esperar do Liverpool para a temporada 2018-19?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Vice-campeão da Champions League 2017-18, será que o Liverpool tentará repetir o feito na nova temporada?

A estreia do Liverpool na temporada aconteceu no último sábado (07). A primeira partida da pré-temporada da equipe foi uma goleada para cima do Chester FC, da quinta divisão inglesa. As novas contratações dos Reds fizeram sua estreia e deixaram os torcedores empolgados. Por causa disso, o texto a seguir disseca o que aconteceu na partida e o que podemos esperar da equipe de Jurgen Klopp.

CHESTER x LIVERPOOL:

  1. Apesar de um início morno, o Liverpool venceu o Chester FC por 7 a 0 com gols de jovens e também de ‘veteranos’. O garoto Harry Wilson fez dois gols e Ryan Kent, já conhecido da torcida, deixou um. James Milner e Danny Ings marcaram uma vez, e Daniel Sturridge deixou dois. Sturridge, aliás, está treinando e participando da pré-temporada dos Reds, mas não tem futuro definido no clube.

Os holofotes foram voltados às novas estrelas: FabinhoNaby KeïtaFabinho foi titular, mas Keïta, o novo oito, entrou no segundo tempo. Em uma de suas boas subidas, Fabinho quase marcou de fora da área. Keïta chegou mostrando bastante consistência defensiva, já que roubou muitas bolas durante a partida.

FABINHO:

(Foto: Divulgação/Liverpool)

Volante de origem, porém adaptado à lateral direita, Fabinho tem 24 anos e chega ao Liverpool vindo do Monaco. Revelado pelo Fluminense, ele passou pelo time português Rio Ave e pelo Real Madrid Castilla/Real Madrid antes de chegar à França. Em sua carreira, tem dois títulos, sendo um deles com o Paulínia, clube pequeno de São Paulo, e a Ligue 1 com o Monaco.

Fabinho é muito bom com a bola nos pés, além de ser ótimo defensor. Chegando para substituir Emre Can, ele pode atuar no setor defensivo praticamente todo, incluindo primeiro volante para maior contensão. O jogador tem 1.87 e é ótimo nos duelos aéreos. Aliás, em 225 jogos pelo Monaco, o brasileiro marcou 27 gols, sendo grande parte de cabeça. O treinador Klopp está animado com o novo reforço, pois disse que a equipe ganhou três jogadores em apenas um.

KEÏTA:

(Foto: Divulgação/Liverpool)

O meio-campista Naby Keïta chega ao Liverpool com 23 anos em uma função menos exigente que a de Fabinho, mas igualmente importante. Antes de ir para a França, Keïta jogava em times da Guiné. Já em solo francês, ele jogou no FC Istres e foi levado pessoalmente por Ralf Rangnick, diretor esportivo na época, ao RB Salzburg, Áustria. Mais tarde, apesar de olhos de outros times, continuou no projeto da Red Bull e assinou com o RB Leipzig, Alemanha. Pelo Salzburg ele fez 81 jogos e marcou 20 gols. Já pelo Leipzig, Keïta fez 69 jogos e marcou 17 gols.

Keïta é um jogador bastante versátil, assim como Fabinho. Pode jogar em todas as posições do meio campo para a frente. Dinâmico e intenso, o jogo dele favorece a transição defesa-ataque e ainda cobre grandes partes do campo. Naby é muito objetivo em seus passes, e geralmente ele dá dois toques para avançar. Sua rapidez pode ser útil no contra-ataque também, pois além de seu domínio no meio campo, ele dá bastante assistências.

COMO O LIVERPOOL USARÁ OS DOIS REFORÇOS?

Há quatro opções para a escalação de Jurgen Klopp. A dor de cabeça boa que Klopp terá será uma das coisas mais legais da nova temporada, pois há muita qualidade envolvida. Além dos jogadores já conhecidos, como Jordan Henderson Oxlade-Chamberlain, o treinador precisa encaixar os dois reforços. Abaixo apresento quatro opções de esquemas táticos para o Liverpool.

Chamberlain ainda se recupera de uma lesão, mas a projeção com seu lugar em campo é válida.

(Foto: Divulgação/Liverpool)

4-3-3:

O 4-3-3 é o esquema mais usado por Klopp desde que ele chegou ao Liverpool e é necessário que o esquema favoreça os três homens de frente Sadio Mané, Mohamed Salah Roberto Firmino. O “três” atrás deles, neste primeiro momento, seria Fabinho ao lado de Henderson Chamberlain. Com isso, Henderson ficaria como primeiro volante e liberaria Fabinho para chegar à ala direita, tal qual Chamberlain a ala esquerda. Dessa forma, a criação de jogadas fica mais qualificada, além da opção de finalização surpresa de fora da área, já que os dois tem ótimo chute.

Da mesma forma que o 4-3-3 pode ter Henderson, ele pode ser substituído por Keïta. Nesse caso, é Keïta quem sobe ao passo de Chamberlain, e não Fabinho. Keïta daria mais velocidade e a transição defesa-ataque seria melhor qualificada, além disso, o meia ainda pode ajudar a diminuir a pressão nos três atacantes.

Um dos mais esperados, o 4-3-3 com Keïta, Fabinho Chamberlain é um esquema bastante rápido e ofensivo. Os três jogadores tem muito poder ofensivo e a ajuda defensivamente é ainda melhor. Chamberlain é bastante subestimado nesse quesito, mas ele pode atuar em qualquer setor também. No Arsenal, o meio campista chegou a ser primeiro volante e até lateral, isso o ajudou a desenvolver características de marcação. Ter três jogadores com qualidades nos dois quesitos do esporte é um diferencial e tanto para qualquer equipe.

Outra peça importante na construção desse Liverpool ofensivo é James Milner. Ele chegou ao clube em 2015 e, improvisado de lateral, fez uma de suas melhores temporadas. Ele tem as mesmas características de Henderson, portanto seu lugar no time depende da escalação ou não do capitão. Wijnaldum e o jovem Ben Woodburn completam a lista de opções.

3-4-3:

Por fim, o 3-4-3 teria FabinhoKeïtaChamberlainHenderson juntos, mas sem laterais de origem como Alexander-Arnold. Nesse esquema, Fabinho poderia fazer a lateral que é de Arnold, e Chamberlain a de RobertsonArnold também poderia fazer o terceiro zagueiro ao lado de Dejan Lovren e Virgil Van Dijk. Das variações táticas citadas, essa é a menos provável de acontecer, mas é considerável.

QUAIS OS OBJETIVOS DO LIVERPOOL PARA A TEMPORADA 2018-19?

(Foto: Divulgação/Liverpool)

Primeiramente é testar peças na pré-temporada. Como quase todo ano, o Liverpool terá um longo período de amistosos com clubes pequenos, médios e grandes. Os confrontos vão do Tranmere Rovers, da quarta divisão inglesa, à Napoli, atual vice-campeã do Calcio Italiano. Alguns jogadores como Daniel Sturridge, que voltou de empréstimo do West Brom, ainda tem seu futuro incerto no clube. Ele marcou dois gols contra o Chester Klopp disse coisas positivas sobre ele.

“Sturridge ainda pode fazer mais para me impressionar, mas eu sei da sua qualidade. Ele teve uma semana muito positiva e parecia muito bem no jogo. Nós começamos a jogar bem quando ele começou a se envolver.”

Outro atacante bastante querido pela torcida, mas que quase não joga por conta de lesões é Danny Ings. Ele também marcou no amistoso e tenta buscar seu espaço, mas é complicado tomar o lugar de FirminoDivock OrigiDominic Solanke completam a lista de atacantes.

COMPETIÇÕES:

Passada a pré-temporada, é hora de se preparar para a Premier League. Apesar da campanha brilhante, o Liverpool terminou apenas na quarta posição na tabela, mas se classificou para a Champions League. O maior objetivo da equipe é conquistar o tão sonhado campeonato inglês, título que não vem desde 1990.

Falando em Champions League, é claro que conquistá-la também é um desejo. Apesar de terem terminado na quarta posição, os Reds se classificaram direto para a competição. Na última temporada a equipe jogou os playoffs e chegou à grande final.

As outras duas competições que o Liverpool participará também são um desejo. A FA CupCopa da Inglaterra, não fica com os Reds desde 2005-06. Na última temporada, o Liverpool foi eliminado pelo West Brom na quarta fase. Já a Carabao CupCopa da Liga Inglesa, não vem desde 2011-12. Na última temporada a equipe deu adeus na terceira rodada na derrota para o Leicester.

EM QUE O LIVERPOOL AINDA PRECISA SE REFORÇAR?

(Foto: Divulgação/Liverpool)

Os torcedores clamam por um goleiro e um zagueiro, mas, apesar das falhas bizarras de Loris Karius na final da Champions League, o goleiro alemão fez uma temporada muito consistente. Ao longo do campeonato, assim como o zagueiro LovrenKarius foi questionado, mas evoluiu demais. Ele será o goleiro titular do Liverpool na próxima temporada e deve ter um backup muito bom com Danny Ward. Seria interessante contratar? Claro que sim! Porém, o preço absurdo exigido pela Roma para liberar Alisson ou a burocracia de Oblak para sair do Atlético de Madri desanimam a comissão técnica.

Falando sobre zagueiros, os boatos já giram em torno da contratação de Harry Maguire (Leicester), um dos destaques da Copa do Mundo. Apesar disso, a dupla titular deve continuar sendo Lovren Van DijkJoel Matip Ragnar Klavan continuam buscando uma chance na equipe.

Pulando para a frente, o Liverpool ainda busca a contratação de Nabil Fekir, que foi quase anunciado pela equipe. De acordo com alguns jornais locais, como o LiverpoolECHO, a negociação ainda deve ocorrer, porém só ao final do mundial. Outro nome cotado é Xerdan Shaqiri (Stoke City), que demonstrou querer continuar na Premier League.

A temporada 2017-18 foi inesquecível para os torcedores do Liverpool e tudo que desejam é que os feitos sejam repetidos, mas desta vez com a taça na mão. São bons tempos na terra dos Beatles.

AMISTOSOS:

TRANMERE ROVERS x LIVERPOOL – 10 de julho.

BURY FC x LIVERPOOL – 14 de julho.

BLACKBURN ROVERS x LIVERPOOL – 19 de julho.

INTERNATIONAL CHAMPIONS CUP

LIVERPOOL x BORUSSIA DORTMUND – 22 de julho

MANCHESTER CITY x LIVERPOOL – 25 de julho

MANCHESTER UNITED x LIVERPOOL – 28 de julho

NAPOLI x LIVERPOOL – 04 de agosto.

LIVERPOOL x TORINO – 07 de agosto.

Referências:

  • https://www.calciomercato.it/
  • https://www.whoscored.com/Players/115916/Show/Fabinho
  • https://www.ultimouomo.com
  • https://www.transfermarkt.com/naby-keita/profil/spieler/302215

Esportes Mais

Facebook

Clique na imagem para acessar o site
Vitória Corrêa (26 Posts)

A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Formada em Técnico em Informática e cursando Jornalismo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta