Notícias

NFL

NFL e NBA ganham espaço e mudam perfil da audiência de esportes no Brasil

NFL

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Foto: Reprodução/Facebook NFL

NFL e NBA ganham espaço e mudam perfil da audiência de esportes no Brasil

A ideia de um Brasil que só assiste ao futebol tradicional está se quebrando. Nos últimos três anos, o crescimento da audiência para outros esportes está se tornando algo comum e, como destaque, fica principalmente o futebol americano. O torneio da NFL virou uma verdadeira febre de audiência brasileira, principalmente na ESPN Brasil, que nos últimos anos sempre foi a responsável pela transmissão.

Desde 2010, o canal esportivo começou um investimento e um cuidado maior no esporte da bola oval. Após oito anos, a emissora confirma que a audiência ficou quatro vezes maior. E, no Super Bowl LII, que aconteceu no começo de 2018, recordes foram quebrados pelo terceiro ano consecutivo. É a prova de que o esporte caiu no gosto da população brasileira, que já escolhe time e comenta nas redes sociais sobre as partidas do final de semana. A próxima temporada, que começou em setembro, promete maiores audiências.

Outra liga norte americana que tem feito sucesso no Brasil é a NBA. O principal torneio de basquete do mundo também tem quebrado recordes atrás de recordes de audiência. Na temporada 2017/2018 não foi diferente. A final disputada entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers entrou para história como a maior audiência brasileira acompanhando o torneio.

NBA
Foto:Reprodução/ Facebok NBA

O brasileiro também voltou a ganhar gosto pelo automobilismo. A MotoGP, principal categoria de corrida com motos, está ganhando cada vez mais espaço na audiência do canal SporTV. Com corridas sempre aos domingos, a emissora já confirmou um aumento da audiência, em 2018, de quase 40% em relação à temporada passada.

Internet e jogos influenciam escolha por novos esportes

O brasileiro não está mudando apenas por mudar de gosto por esportes. A verdade é que hoje existem muitas influências externas, principalmente entre os mais jovens, para esportes que não estamos acostumados a assistir. O próprio crescimento dos eSports é uma prova de como a audiência está em mais locais. As redes sociais tem sido uma das influências com a divulgação de times e esportes mais populares no exterior.

A NFL, por exemplo, tem uma presença maior na internet, principalmente pelas redes sociais. No Twitter, o perfil oficial da NFL Brasil chegou recentemente e tem crescido bastante nos últimos anos. Quase sempre, ele realiza interações e anúncios com os seguidores e fãs do torneio norte americano. Outra forma de divulgação são os tradicionais jogos de apostas online. Portais como o SportingBet Brasil dão uma oportunidade de acompanhar jogando torneios ao redor do mundo, principalmente os tradicionais norte americanos, como a NFL e a NBA.

Não podemos deixar de fora a influência dos jogos de videogames. A franquia de NFL Madden, produzido pela Eletronic Arts, como os jogos oficiais da MotoGP, em parceria com a Milestone, são verdadeiros exemplos de propaganda para jovens criarem gosto para estes esportes.

Essa mudança de audiência está longe de ser uma notícia ruim. Na verdade, o Brasil por muito tempo ficou restrito a uma audiência de futebol. Hoje, essa mudança de audiência mostra que o país tem espaço para todos os esportes. E tira do Brasil o estigma de ser um local onde existe espaço apenas para o futebol tradicional.

 

Wesley Contiero (873 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta