Notícias

Futebol Internacional

Marcado na história das Copas, Siphiwe Tshabalala completa 32 anos

Tshabalala

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O sul-africano fez o primeiro gol da Copa do Mundo de 2010, a primeira realizada na África

Neste domingo (25), um velho conhecido de todos os amantes do futebol completa 32 anos de vida. Se trata do atacante – ou ponta esquerda, como é mais utilizado – Siphiwe Tshabalala, aquele mesmo. Em 2010, as seleções de África do Sul e México fizeram o jogo de abertura da competição. Era a primeira partida de Copa do Mundo de toda história que seria realizada no continente africano.

Na época, o treinador da seleção da casa era o brasileiro e campeão mundial Carlos Alberto Parreira. O atacante estava sendo utilizado na ponta esquerda, como gosta de jogar. Aos 8 minutos do segundo tempo, o México tocava bola no campo de ataque. A seleção africana marcava bem, e conseguiu roubar a bola e com muita velocidade, ligar o contra ataque.Um passe sensacional, no pé de Tshabalala, que aos nove minutos da segunda etapa tinha a chance de entrar para a história das Copas do Mundo. E conseguiu.

O camisa 8 é canhoto, e joga na esquerda do campo. Recebeu a bola com o pé bom e deu apenas um toque na bola, no outro, meteu uma bomba no ângulo direito do goleiro mexicano, abrindo o placar e levando o Soccer City – que estava lotado, com 84.490 torcedores – à loucura.

Clique na foto para acessar o site
Clique na foto para acessar o site

Esse gol rendeu ao sul-africano não só apenas o título de melhor da partida, mas sim seu nome guardado em toda a história da Copa do Mundo. Para sempre, vão lembrar do feito de Tshabalala. O garoto que nasceu na cidade de Soweto, cidade pequena que sempre sofreu com o Apartheid.

Após marcar o gol, Siphiwe  não se conteve na comemoração e extravasou tudo que estava dentro de si, honrando seu apelido: ‘animal’.

Ídolo, essa é a palavra que soa melhor para Tshabalala na África do Sul. Além do gol marcado – gol mais importante da história de sua seleção -, Siphiwe sempre atuou em seu país de origem. Começou nas categorias de base do Kaiser Chiefs, onde joga até hoje e tem 209 jogos. Profissionalmente, ele estreou pelo Alexandra United, também da África do Sul, por empréstimo. Em seguida, jogou três anos no Free State Stars, por empréstimo também. Na temporada 2007/08, finalmente o Chiefs o chamou, e o ala esquerdo virou titular da equipe, como é até hoje.

Em seu Instagram oficial, o jogador do Kaiser Chiefs nunca deixa de lado seu patriotismo pela África do Sul, sempre postando imagens e vídeos sobre seu país.

Rest in eternal peace Mshengu ✊

A post shared by Siphiwe Tshabalala (@siphiweshabba) on

Pela Seleção local, onde atua até hoje, Tshabalala fez sua primeira partida em 2006, com apenas 22 anos, em partida contra o Egito. Depois disso, não saiu nunca mais. Jogou a Copa Africana das Nações, Copa das Confederações de 2009 e Copa do Mundo, em casa.

Uma coisa é certa: hoje, Siphiwe Tshabalala faz aniversário de 32 anos, e está na história do futebol.

Clique na imagem para acessar o site
Clique na imagem para acessar o site
Iaco Lopes (264 Posts)

Estudante de jornalismo. Vascaíno nascido em João Pessoa-PB. 17 anos.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta