Notícias

Futebol Internacional

Conheça os estádios da Primera División Uruguaya

Estádios

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Uruguai é conhecido pelos seus estádios acanhados; veja a lista dos estádios onde as equipes da Primera División mandam seus jogos

Quando falamos em estádio uruguaio, geralmente tres coisas vêm à nossa cabeça: o majestoso Estádio Centenário, algumas “canchas” bem acanhadas e as lindas casas de Peñarol e Nacional inauguradas/ reformadas recentemente. Mesmo assim a imagem de estádios acanhados prevalece na cabeça de quem acompanha o futebol charrúa.

O Estádio Centenário é o principal estádio do país, mas nenhum time manda seus jogos lá regularmente. Geralmente os clássicos entre Peñarol e Nacional ocorrem no Centenário. E quando alguns times menores de Montevideo não têm condições de receber partidas contra os dois grandes, levam seus jogos para o gigante do Parque Battle.

Por essas razões te convidamos a conhecer todos os estádios da Primera División Uruguaya, dos acanhados aos grandes. Confira a lista abaixo em ordem crescente de capacidade.

 

15 – Estádio Parque Osvaldo Roberto -4.500 pesoas

Resultado de imagem para Estádio Parque Osvaldo Roberto Estádios

O estádio Parque Osvaldo Roberto, ou simplesmente Parque Roberto, é o estádio com menor capacidade da Primera División Uruguaya. Inaugurado em 1941, é onde o tradicional Racing de Montevideo manda seus jogos. O estádio, localizado no bairro Sayago, foi adquirido pelos próprios torcedores e sócios do clube, mostrando assim a forte ligação existente entre time e torcida.

 

14- Estádio José Nasazzi – 5.002 pessoas

Resultado de imagem para Estádio José Nasazzi Estádios

 

O Estádio José Nasazzi  se localiza na região do Prado, em Montevideo. A equipe que manda seus jogos lá é o Boston River, apesar de não ser o proprietário da “cancha”. A equipe que é a dona do Nasazzi é o Bella Vista, time da Segunda B Nacional, a terceira divisão do futebol uruguaio. O término da construção do estádio foi no ano 1931, sendo um dos estádios mais antigos da República Oriental.

13- Parque Federico Omar Saroldi – 5.165 pessoas

Resultado de imagem para Parque Federico Omar Saroldi Estádios

 

Inaugurado em 1928, é onde o River Plate manda seus jogos. Localizado há poucos metros de outros dois estádios, o José Nasazzi, citado anteriormente e o Parque Viera, estádio do Montevideo Wanderers. Essa proximidade ajudou a criar grandes rivalidade do River Plate contra os proprietários desses outros dois estádios, com destaque para o Montevideo Wanderers. Os estádios se localizam na mesma zona de Montevideo, a zona do Padro.

12- Estádio Parque Abraham Paladino – 5.400 pessoas

Resultado de imagem para Estádio Parque Abraham Paladino Estádios

Estádio onde o recém “ascendido” Progreso manda seus jogos. Também se localiza em Montevideo como os três anteriores. O estádio está junto à baia de Montevideo e o lote é propriedade da Administração Nacional de Portos, mesmo o estádio sendo propriedade do Club Atlético Progreso. A inauguração do Abraham Paladino se deu em 1926, e em 1980 passou por uma grande reforma sob o comando do atual presidente uruguaio Tabaré Vázquez que na época era o presidente do Progreso.

11- Estádio Parque Capurro – 5.500 pessoas

Resultado de imagem para Estádio Parque Capurro Estádios

Situado no bairro Capurro em Montevideo é onde o Fénix manda suas partidas. O estádio é propriedade da Intendencia de Montevideo, a nossa prefeitura. O Fénix usufrui do local por meio de uma concessão. A inauguração do estádio se deu no ano de 1938. O estádio está na orla do Rio De La Plata, e tem uma bela vista do rio mais largo do mundo.

10- Estádio Olímpico de Montevideo – 6.000 pessoas

Resultado de imagem para Estádio Olímpico de Montevideo Estádios

Casa do tradicional Rampla Juniors, é outro estádio que está localizo na orla do Rio de La Plata, e esse possui uma vista sensacional, talvez a mais bonita entre todos os outros. Essa particular vista, lhe concedeu o título de sétimo estádio mais imperdível da América do Sul, de acordo com o site brasileiro Impedimento.org. O bairro é o Villa del Cerro na capital uruguaia. O Olímpico foi inaugurado no ano de 1923, quatro anos antes do Rampla sagrar-se campeão nacional.

9- Estádio Ateniense – 6.000 pessoas

Resultado de imagem para Estádio Ateniense Estádios

Único estádio da Primera División localizado fora da cidade de Montevideo, é onde o Atenas manda suas partidas. A cidade é São Carlos e o Departamento é o de Maldonado. Não há informações exatas sobre sua data de fundação. O proprietário do local é o próprio Atenas.

8- Estádio Parque Alfredo Víctor Viera – 8.000 pessoas

Resultado de imagem para Estádio Parque Alfredo Víctor Viera Estádios

Mais conhecido como simplesmente Parque Viera é onde o Montevideo Wanderers manda seus jogos pelo campeonato local. Inaugurado em 1933, também faz parte da região do Prado, como é o caso do José Nasazzi e do Federico Omar Saroldi, já citados anteriormente.

7- Estádio Belvedere – 8.500 pessoas

Resultado de imagem para Estádio Belvedere Estádios

Localizado em Montevideo, é casa do Liverpool e fica no bairro de mesmo nome do estádio, Belvedere. Essa “cancha” tem uma história muito emblemática, foi ali, em 1910 (um ano depois de sua inauguração) que a Seleção Uruguaia jogou sua primeira partida com a camisa celeste.

 

5 –  Estádio Luis Franzini – 16.000 pessoas

Resultado de imagem para Estadio Luis Franzini Estádios

Localizado entre Parque Rodó e Punta Carretas, dois bairros nobres da capital uruguaia, Montevideo, o estádio Luis Franzini é onde o Defensor Sporting manda seus jogos e é o estádio mais ao sul da capital mais ao sul do continente. Segue aquele tradicional padrão de estádio acanhado e foi inaugurado no ano de 1963. O estádio foi reformado no ano de 1998 e é um dos mais lindos do país.

4- Estádio Jardines del Hipódromo – 18.000 pessoas

Resultado de imagem para Estadio Jardines del Hipódromo Estádios

Casa do Danubio, rival do Defensor, foi inaugurado no ano de 1957. Curiosamente não está nem um pouco próximo do Luis Franzini, e fica no bairro Jardines de Hipódromo, que deu nome à “cancha”. A rivalidade entre os dois clubes se dá principalmente pelas categorias de base e não pela localização, como é comum no Uruguai e na Argentina.

Em Maio de 2017 o nome do estádio foi ampliado para Estadio Jardines del Hipódromo María Mincheff de Lazaroff, dessa forma sendo o primeiro estádio do Uruguai a receber o nome de uma mulher. María Lazaroff foi uma das cofundadoras do Danubio.

3- Estádio Monumental Luis Tróccoli – 25.000 pessoas

Resultado de imagem para Monumental Luis Tróccoli Estádios

Inaugurado em 1964, a casa do Cerro inicia o Top 3 de maiores estádios da Primera División Uruguaya. O Luis Tróccoli possui quatro arquibancadas, com nomes bem legais: Argentina, Paraguay, Brasil e Chile. Localizado no bairro Cerro na capital uruguaia, foi inaugurado em 1964, com uma partida entre o dono da casa e o River Plate da Argentina. O resultado foi uma vitória histórica do Cerro por 5-2.

2- Estádio Gran Parque Central – 26.500 pessoas

Resultado de imagem para Gran Parque Central Estádios

Casa de um dos gigantes do país, o Nacional, o Gran Parque Central é o estádio mais antigo do Uruguai e de toda a América, além de ser o 15º dos estádios mais antigos do mundo. A inauguração data do ano 1900, ainda no século XIX. O estádio está localizado no bairro de La Blanqueada, tradicional bairro de Montevideo.

Na Copa do Mundo da FIFA de 1930, o Gran Parque Central recebeu seis jogos, um deles foi a estreia do Brasil em mundias, com uma derrota para o extinto país da Iugoslávia por 2-1. Em 2012, o Uruguai candidatou El Parque como uma das sedes do Mundial de 2030, que pode acontecer no Uruguai e na Argentina caso ganhem a eleição na FIFA.

O Gran Parque Central já passou por diversas reformas ao longo de sua história. A primeira foi em 1923, não por luxo e sim por necessidade. Naquele ano um incêndio o destruiu grande parte da “cancha”. Em 1941, outra reforma, dessa vez foram colocadas arquibancadas de cimento.

Depois que o Peñarol começou a usar o Estádio Centenário como sua casa, o Nacional não queria deixar essa exclusividade e privilégio para seu maior rival, então El Parque começou a ser usado como um Centro de Treinamentos e a ser usado pelos juvenis do clube. Em Março de 2005, o Gan Parque Central abriu suas portas outra vez para partidas do time principal do Bolso.

1- Estádio Campeón del Siglo – 40.000 pessoas

Resultado de imagem para Gran Campeon del Siglo Estádios

Enfim chegamos ao maior dos estádios da Primera División Uruguaya, casa do gigante Peñarol. O mais novo estádio do Campeonato Uruguaio demorou para sair do papel, depois de vários projetosfalhados. A construção desse majestoso estádio começou em 2014 e foi terminada em 2016.

A partida inaugural foi contra o poderoso River Plate da Argentina, com uma goleada do Aurinegro de 4-1 para cima do Millonario. Diego Forlán, ídolo do Peñarol e da Seleção Uruguaia, marcou o primeiro gol do estádio.

O nome do estádio localizado no bairro Bañados de Carrasco  se deu após uma eleição na internet, na qual os torcedores votaram e escolheram Campeón del Siglo. Esse apelido dado ao Peñarol ganhou força quando o time foi escolhido como o melhor da América do Sul no século XX pela IFFHS.

 

*A capacidade de todos os estádios está calculada pela capacidade de cada um para torcedores sentados.

Estádios
Clique na imagem para acessar o site

Leia mais sobre o futebol sul-americano 

 

 

Paulo Viana (161 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta