Notícias

Futebol Internacional

La Butteler: o berço das músicas que soam nas arquibancadas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O San Lorenzo, clube de Buenos Aires tem destaque não somente no campo. Nas arquibancadas a barra brava La Butteler também é um grande atrativo nos jogos do Ciclón

“ESCUELA DE TABLONES”, assim é conhecida a torcida do San Lorenzo de Almagro, tida como uma das mais criativas do mundo se tratando de criação de músicas e melodias. Oasis, Enrique Iglesias, La Beriso, Victor Heredia, dentre outros artistas já serviram como inspiração para a torcida Azulgrana, que faz de cada jogo em seu estádio uma grande festa, típica do futebol argentino.

A última criação da torcida fez muito sucesso e rendeu matérias nos principais jornais e revistas do mundo e inspirou também torcidas em todo planeta. Se trata da canção “Despacito” dos porto-riquenhos Daddy Yankee e Luis Fonsi no mês de janeiro de 2017, em sua conta no YouTube, o departamento de criação de músicas publicou a sua versão de Despacito, rapidamente a musica se alastrou pela torcida e em 10 dias o vídeo alcançou 1 milhão de views, fato inédito com tais características. Posteriormente o vídeo foi excluído por direitos autorais, porém já estava na boca do povão que já fazia a festa nas arquibancadas. A versão hoje é cantada em países como Argentina, Brasil, Uruguai, Tunísia, Israel, Coréia do Sul e Itália.

San Lorenzo tem a torcida mais criativa do mundo“, assim definiu Diego Armando Maradona na saída de uma partida entre San Lorenzo e Boca Juniors. Tal fato está gravado em uma das páginas de seu livro “Yo soy el Diego“. Diversos jornais e sites do mundo inteiro também destacam em suas páginas a cultura que carrega essa torcida. Recentemente, o The Guardian, da Inglaterra, publicou um artigo na qual um trecho dizia: “Graças a um grupo criativo de fãs de futebol em Buenos Aires, novas versões [de Despacito] estavam começando a aparecer em partidas ao redor do mundo”.

E não é de hoje que a torcida do Ciclón tem destaques nas arquibancadas. Muitos outros sucessos já foram emplacados e inaugurados pela La Gloriosa Plaza Butteler. Talvez o primeiro tenha sido o mais relevante, “Cuervo mi buen amigo” hoje tem versões cantadas em quase 100% dos estádios argentinos, a inspiração surgiu de um comercial de TV, e na voz dos torcedores do Ciclón, foi tida como a melhor música de torcida da época. Outro grande sucesso é a música “Vengo del Barrio de Boedo” que ficou mundialmente conhecida na Copa do Mundo de 2014, na versão dos torcedores argentinos “Brasil decime que se siente”.

A La Gloriosa Plaza Butteler é a principal torcida e Barra Brava do Club Atlético San Lorenzo de Almagro. Foi inicialmente formada em 1927 por um grupo de torcedores que se reuniam na Praça Butteler para acompanhar os jogos do Ciclón. E desde a sua formação, a torcida é caracterizada por revolucionar o conceito de torcida. Em 1946, de forma inédita, os barristas invadem o campo após a obtenção de um título, e em 1959 também pela primeira vez no futebol argentino, uma torcida se instala atrás do gol. O destaque pela criatividade e composição das músicas começou em 1970 quando o “El Gráfico” destinou uma coluna em sua revista chamada “Cantos”, que levava ao público somente as músicas produzidas pela Escuela de Tablones.

Thiago Lima (27 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta