Notícias

Sem categoria

Karateka Alice Miranda disputa Campeonato Brasileiro em João Pessoa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Aos 14 anos, a atleta coleciona diversos títulos no esporte e uma participação no campeonato mundial realizado na Espanha

Após um ano de 2017 com grandes resultados e com o primeiro lugar conquistado no Ranking nacional de Karatê, categoria sub-14, a atleta Alice Miranda começa 2018 em alta.

Representando a cidade de Tubarão, a jovem parte em busca de mais um desafio: ela irá competir o Campeonato Brasileiro de Karatê e a seletiva – de forma paralela – para o Campeonato Sul-Americano.

O Campeonato Brasileiro acontece na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias primeiro a quatro de março. Alice disputa a competição na categoria cadete sub-14/15 nas modalidades kata e kumitê. Caso seja campeã da seletiva, a atleta irá representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano que acontece em abril, no Equador.

“Estou muito preparada, pois conheço o nível das minhas adversárias e do evento. Sei que será um campeonato muito difícil pois todas querem o mesmo título. Reconheço que se passar para o campeonato sul-americano será um evento de alta qualidade, mas como já participei, estou confiante e treinando muito para obter bons resultados.” – comenta a atleta.

Mesmo com 14 anos de idade, Alice Miranda já coleciona diversos títulos no Karatê. Em 2016, foi campeã Brasileira Série B de Karatê e campeã estadual.

Em 2017, foi Campeã Sul-Americana em competição realizada na Bolívia, participou do Pan-Americano de Karatê, onde perdeu na primeira fase, além de ser campeã em três categorias da Olesc e campeã Brasileira Categoria Cadete. Além destas conquistas, Alice participou do Mundial de Karatê realizado na Espanha, onde foi eliminada nas quartas-de-final da competição.

A atleta é beneficiada pelo bolsa-atleta promovido pela Prefeitura Municipal de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esportes.

História do Karatê

Foto: Site/Karatê do Brasil

O esporte surgiu no Japão, sendo impossível saber exatamente o momento de sua origem. Só sabemos ao certo, que assim como outras artes do Oriente, o karatê também surgiu com a intenção de passar exigentes disciplinas, desenvolvimento físico e agilidade a quem o pratica.

Com o tempo o karatê foi naturalmente se espalhando pela Ásia, possuindo além de características japonesas, influencias da cultura chinesa.

Regras:

Os alunos de karatê, como estamos acostumados a ver, podem possuir diferentes cores de faixas, para que seja exposto seu nível atual, e sabermos o que o aluno já aprendeu.

Havendo os chamados exames de faixas, que decidem em que nível se encontra o aluno e se ele já está preparado para passar para um nível mais elevado. Que são três. No último o aluno recebe a faixa preta, o que significa que já está completamente preparado.

As competições do karatê, também conhecidas por torneios, são divididos em duas modalidades, na primeira, chamada Kata – que já conhecemos –  os atletas fazem uma performance que é julgada pelos juízes.

E a segunda é quando os atletas se enfrentam, por um determinado tempo, chegando até cinco minutos. Os pontos variam de acordo com os movimentos e velocidade dos golpes dados nos adversários.

Jean Cardoso (48 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta