Notícias

Sem categoria

Jogos Olímpicos Rio 2016: Tiro Esportivo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça o Tiro Esportivo, um esporte Olímpico de muita precisão

O Tiro Esportivo é um esporte de muita precisão. O esportes faz parte das Olimpíadas desde 1896, que foi a primeira edição da era moderna. Na edição do Rio 2016, os atletas terão que mirar o pódio em 9 provas masculinas e 6 provas femininas. Todas as provas são disputadas em modo individual.

No Tiro Esportivo muitas das vezes as disputas são decididas em centímetros e até mesmo milímetros de diferença, o esporte exige bastante capacidade intelectual e psicológica do que força física. As regras são bem simples, dependendo do estilo da prova, o atleta atira em alvos com distâncias de 10, 25 ou 50 metros, seja em posições deitado, em pé ou de joelho.

São utilizados neste esportes as seguintes armas: Pistola, Pistola de ar, Pistola de disparo rápido, Carabina, Carabina de ar e Espingarda. Cada prova tem uma fase de qualificação com quantidade de disparos que varia de 40 até 120 tiros, em uma fase final cada competidor realiza entre 20 até 45 disparos, exceto a prova da Pistola de 25 metros de distância, que necessita de uma quantidade maior de tiros para saber o vencedor. Os atletas podem utilizar como equipamentos, os protetores de ouvido para minimizar o barulho do tiro e  óculos com lentes para proteger os olhos.

Tiro Esportivo
Clique na imagem para acessar o site

Para pontuar neste esporte basta acertar o alvo. Este alvo é dividido em dez zonas e o centro do alvo é o mais desejado pelos atletas, pois vale mais pontos. Na fase de qualificação, existe apenas 2 sistemas de pontuação, que varia de acordo com as provas: o primeiro sistema a pontuação varia de 1 a 10 de acordo com a zona acertada pelo disparo e no segundo sistema cada zona é subdividida em 10 setores, com a pontuação entre 1.0 até 10.9 por disparo, nas finais se utiliza o segundo sistema e o atleta vencedor é o que possui maior pontuação. As provas de Pistolas de tiro rápido e Pistolas com distância de 25 metros, têm um sistema diferente. Neste caso, as pontuações são contabilizadas através de erros e acertos, para um disparo ser considerado acerto quando atinge uma zona determinada no alvo.

Para o Rio 2016, o Brasil terá 9 atletas disputando o Tiro Esportivo nas Olimpíadas no Rio de Janeiro, dentre eles estão: Cassio Rippel, Daniela Carraro, Emerson Duarte, Felipe Wu, Janice Texeira, Julio Almeida, Renato Portella, Roberto Schmits e Rosane Budag.

Tiro Esportivo
Clique na imagem para acessar o site

Arthur Fernandes (341 Posts)

Arthur Fernandes é carioca, o seu hobby é o aprendizado de idiomas e dialetos, o seu objetivo é superar o máximo de expectativas impostas e torce exclusivamente para o Orlando City.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta