Fluminense pode ter escalado jogador irregular contra o Corinthians; confira

Fluminense pode ter cometido erro igual ao de rival em 2013

O meia Marquinho entrou no segundo tempo contra o Corinthians em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Mas de acordo com o artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o jogador não poderia participar do confronto.

Expulso diante do Corinthians na última quarta-feira, pelas oitavas de finais da Copa do Brasil, Marquinho estaria teoricamente impossibilitado de jogar a próxima partida que fosse campeonato organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, o jogador atuou na partida seguinte.

Artigo 171:

“Art. 171. A suspensão por partida, prova ou equivalente será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração. § 1º Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, Campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social.”

Vale lembrar também, que no ano de 2013 o Flamengo foi punido pela mesma irregularidade. Na ocasião, a equipe carioca perdeu quatro pontos pela escalação irregular do lateral André Santos. O caso é muito semelhante, o jogador também havia sido expulso na Copa do Brasil e atuado no Campeonato Brasileiro no jogo seguinte.

No mesmo ano do erro cometido pelo Flamengo, aconteceu o caso que também envolvia Fluminense e Portuguesa. Neste caso, não envolvia um jogo da Copa do Brasil e sim do Campeonato Brasileiro. A Portuguesa foi punida e acabou sendo rebaixada, livrando o Fluminense do rebaixamente para a Série B.

A Direção do Corinthians e do Fluminense ainda não se pronunciaram sobre assunto. Não se sabe se o clube paulista vai atrás da CBF para retirar os pontos da equipe carioca.

Matheus Possidonio

Related post

Leave a Reply