Notícias

Futebol Internacional

Especial: “el Clásico de los Medianos”

Medianos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Defensor e Danubio jogam o considerado segundo maior clássico do Uruguai, “el Clásico de los Medianos”

É uma rivalidade recente no futebol  montevideano, que cresceu a medida que Defensor e Danubio conseguiram mais espaço no cenário do futebol uruguaio. “El Clásico de los Medianos” contradiz um pouco aquela história de que um “charrúa” sempre torce para o Nacional ou para o Peñarol. Os clubes conquistaram espaço e hoje podemos dizer que dominam seus bairros em Montevideo, em Parque Rodó e Punta Carretas, os violetas, em Curva de Maroñas e  Jardines del Hipódromo (bairro onde fica o estádio do Danubio), os de la franja.

O nome do clássico é devido ao fato de que as duas equipes se sobressaíram sobre as demais equipes pequenas do Uruguai, entretanto ainda não estão no no mesmo patamar de Nacional e Penãrol. A partir da década de 1990 Danubio, fundado na década de 1930 e Defensor, nascido em uma fusão entre dois clubes, o Club Atlético Defensor e o Sporting Club Uruguay  em 1989, começaram a se destacar no cenário do futebol oriental.

Muitos jornalistas uruguaios dizem que o clássico entre Danubio e Defensor começa nas categorias de base. Os clubes revelaram muitos jogadores com grande potencial que foram muito importantes para a Celeste. A distância geográfica entre os clubes reforça essa ideia.

 

Títulos e Campanhas de Destaque

Danubio e Defensor são os únicos times uruguaios, excluindo Nacional e Peñarol, que chegaram à uma semi-final da Copa Libertadores da América. Os “de la curva” em 1989, quando caiu para o Atlético Nacional de Medellín. Em 2014, o Defensor Sporting chegou à semi-final da Liberta em 2014, caiu para o modesto Nacional do Paraguai.

Ambas as equipes têm quatro títulos da “Primera División Uruguaya”. Somando os Aperturas e os Clausuras, o Defensor Sporting soma sete contra seis do Danubio. Um panorama bem equilibrado.

Desde 1932, quando se profissionalizou o futebol no Uruguai, até 1976, quando o Violeta se sagrou campeão uruguaio, apenas Nacional e Peñarol haviam sido campeões nacionais, o Defensor quebrou esse tabu dando a volta olímpica ao revés. Depois desse feito outras equipes menores se sagraram campeãs uruguaias. Foi o caso do Central Español, Progreso, Bella Vista e Danubio (quatro vezes) e Defensor de novo (mais três vezes).

 

Os Números do Clássico

O primeiro “Clásico de los Medianos” aconteceu em 1948, quando o Defensor Sporting ainda era Club Atlético Defensor. A vitória foi para o lado violeta, por 2-1, ganhando como visitante.

Assim como os títulos, o “historial” dos jogos é muito equilibrado, com uma leve vantagem para a equipe de Parque Rodó. São 178 partidas oficiais. O Defensor ganhou 66 clássicos na história contra 53 do Danubio. O número de empates também é alto, 58, o que mostra equilíbrio entre os dois times.

A maior goleada do “Clásico de los Medianos” pertence também ao Defensor Sporting, um 6-1 no Estádio Centenário de Montevideo. A partida era válida pela Liguilla pré-Libertadores em dezembro de 2003. A maior goleada para o lado alvinegro foi um 4-0, em 1985.

Yo No Soy Bolso Ni Carbonero

A música é da Banda Marley do Defensor, mas define muito bem o que são os torcedores do Violeta e também do Danubio, por optarem por uma “opção” diferente a que estão acostumados os uruguaios quando se trata do time do coração.

Yo no soy bolso ni carbonero, de chiquito soy de Defensor
Yo lo largo todo por estar con vos
Yo a vos te quiero, yo te quiero ver campeón
Dale De, Dale De, Dale Defe, Dale Dale Dale De
Dale De, Dale De, Dale Defe, Dale Dale Dale De

Tradução: 

Eu não sou bolso (Nacional) ni carbonero (Peñarol), desde pequeno sou do Defensor
Eu largo tudo para estar com você
Eu te amo, Eu quero te ver campeão
Dale De, Dale De, Dale Defe, Dale Dale Dale De
Dale De, Dale De, Dale Defe, Dale Dale Dale De

 

Medianos
Clique na imagem para acessar o site

 

Leia mais sobre o futebol sul-americano

 

Paulo Viana (173 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta