Notícias

Futebol Internacional

Copa do Mundo 2018: Tunísia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Seleção da Tunísia não é muito presente em Copas do Mundo. Em toda sua história, participou apenas de quatro edições, sendo a Copa da Rússia sua quinta participação.

A equipe tunisiana foi campeã uma vez da Copa das Nações Africanas, quando a competição aconteceu em seu país, em 2004. Na ocasião, o time conquistou seu único título na história do futebol.

O maior artilheiro da história da Seleção é o atacante Issam Jemâa, com 34 gols. Enquanto o goleiro Sadok Sassi é o que mais atuou com a camisa da Tunísia, 110 partidas.

História na Copa

Resultado de imagem para tunisia FIFA World Cup 2006

A Tunísia contabiliza cinco participações na história das Copas, em: 1978, 1998, 2002, 2006 e 2018. Com sua primeira participação, em 78, tendo o maior destaque.

A equipe nunca passou da fase de grupos, porém fez história ao se tornar a primeira equipe africana a vencer um jogo de Copa ao bater o México por 3 a 1, em 1978.

Estando num grupo equilibrado, as Águias de Cartago desejam passar pela primeira fase pela primeira vez em sua história.

Sua última participação aconteceu em 2006, na Copa sediada na Alemanha. Com uma misto de jogadores experientes, como Boumnijel, Bouazizi e Trabelsi com jovens, como Chaouki Ben Saada, Haykel Guemamdia, Alaeddine Yahia, Hamed Namouchi, Hamdi Kasraoui e Sofiane Melliti. Na ocasião, o brasileiro Francileudo Santos disputou a Copa pelas Águias. Com um empate (contra a Arábia Saudita) e duas derrotas (para Ucrânia e Espanha), a equipe treinada pelo francês Roger Lemerre amargou mais uma eliminação precoce.

A estrela

Atacante Wahbi Khazri vira referência na Tunísia: o que mudou para a seleção africana?
Foto: Gabriel Bouys – AFP/Getty Images

O principal jogador da Seleção tunisiana é Wahbi Khazri. O meia-atacante nasceu em Ajaccio, na França, em 8 de fevereiro de 1991. O atleta de 27 anos defendeu tanto a Seleção francesa, quanto a da Tunísia durante as categorias de base. Porém, em 2012, decidiu atuar pelas Águias.

Com passagens por SC Bastia, Bordeaux e Sunderland, Khazri atualmente defende o Rennes. O meia-atacante é um jogador habilidoso, destro, com um bom chute de longe.

O tunisiano vem fazendo boa temporada até aqui. São 36 jogos, 12 gols e duas assistências na temporada. Pela Seleção, são 35 jogos e 11 gols marcados.

O treinador

Resultado de imagem para Nabil Maâloul

Nascido na Tunísia, Nabil Maâloul, de 55 anos, é o treinador da Seleção Tunisiana. O técnico assumiu as Águias em 27 de abril de 2017, e, de lá para cá, sete jogos, cinco vitórias e dois empates.

Maâloul é ex-jogador e já atuou pela Seleção. Como treinador, já comandou Olympique du Kef, Club Africain, CA Bizertin, ES Tunis, El Jaish e a Seleção de Kuwait. O técnico também já foi assistente da Seleção tunisiana em duas oportunidades, além de ter treinado a equipe em 2013.

Como se classificou?

Seleção tunisiana comemora o gol marcado por Kahzri (Foto: Valery Hache/AFP)

A Tunísia enfrentou a Seleção da Mauritânia na segunda fase das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. E com duas vitórias por 2 a 1, avançou para a terceira fase.

Na terceira fase, a equipe tunisiana ficou no Grupo A, com República Democrática do Congo, Líbia e Guiné. Com um campanha de quatro vitórias e dois empates, ficou em primeiro lugar do grupo e classificou para a Copa do Mundo na Rússia.

Curiosidades

Resultado de imagem para tunisia FIFA World Cup 2006

A fundação da Federação Tunisiana de Futebol aconteceu apenas em 1957, com sua primeira partida acontecendo neste mesmo ano. Foi uma derrota por 2 a 1 para a Argélia, no dia 25/06/1957.

Atualmente, as Águias de Cartago estão na 14ª colocação no Ranking da Fifa. Essa é a sua melhor posição na história, superando um 19ª lugar em fevereiro de 1998.

Capital: Tunes
Número de habitantes: 11.432.289 habitantes
Participações em copas: 5 (1978, 1998, 2002, 2006 e 2018)
Melhor participação: fase de grupos (1978, 1998, 2002, 2006)
Time base: Mouez Hassen; Syam Ben Youssef, Yassine Meriah, Ali Maâloul, Dylan Bronn; Ellyes Skhiri, Saif-Eddine Khaoui, Ferjani Sassi; Anice Badri, Naim Sliti e Wahbi Khazri.
Posição última copa: eliminado na fase de grupos (2006)
Ranking Fifa: 14º lugar (abril de 2018)

Iaco Lopes (262 Posts)

Estudante de jornalismo. Vascaíno nascido em João Pessoa-PB. 17 anos.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta