Copa do Mundo 2018: Senegal
A primeira e única participação da Seleção do Senegal em Copas do Mundo ocorreu em 2002. Na ocasião confrontou e venceu a então seleção campeã do mundo, a França, no jogo de estreia do Mundial.
Na primeira fase compôs o grupo A ao lado de Dinamarca, Uruguai e França. Com uma vitória e dois empates conseguiu se classificar em segundo com cinco pontos. Já nas oitavas encarou a seleção sueca, onde bateu de virada por 2 a 1. Pelas quartas de final pegou a Turquia e saiu derrotada por 1 a 0.
A estrela
Aos 26 anos, o meia-atacante Sadio Mané é o grande craque da Seleção Senegalesa. O jogador que atualmente defende as cores do Liverpool vive sua melhor fase na carreira.
Mané iniciou sua carreira futebolística no Metz, da França, na temporada 2011-2012, também teve passagens por Red Bull Salzburg e Southampton.
Pela sua seleção, o atacante tem 49 jogos e 14 gols.
O treinador
O ex-volante do Senegal no histórico time de 2002 Aliou Cissé, de 42 anos, será o comandante da seleção no Mundial da Rússia. Para muitos Cissé trouxe uma ótima organização tática ao time e vem desempenhando um trabalho eficiente.
Cissé iniciou sua carreira como treinador em 2013, onde comandou a equipe sub-23 do Senegal, com a saída de Alain Giresse. Em 2015, foi promovido ao time principal, onde exerceu a função na disputa da Copa das Nações Africanas de 2017.
Como se classificou?
Nas eliminatórias africana a Seleção Senegalesa compôs o grupo D ao lado de Buskina Faso, Cabo Verde e África do Sul. Com quatro vitórias e dois empates os senegaleses se classificaram em primeiro do grupo com 14 pontos.
Capital: Dakar
Número de Habitantes: 14.668.522
Ranking FIFA: 49
Participações em Copas: 2
Melhor Participação: Quartas de Final (2002)
Posição última Copa: Não disputou
Time Base: N’Diaye; Gassama, Koulibaly, Kouyaté e Sabaly; Gueye, Sane e N’Doye; Sadio Mane, Niang e Keita Baldé.