Notícias

Matérias Especiais

Copa do Mundo 2018: Portugal

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Terceira no ranking da Fifa, a atual campeã da Euro 2016, Portugal pretende fazer sua melhor campanha na Copa do Mundo 2018

Portugal é um dos 14 países da Europa que vão participar da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Nas Eliminatórias do continente, perdeu apenas a primeira partida, mas venceu as outras nove e líder do Grupo B , garantiu a participação no evento. A vaga veio depois da vitória por 2 a 0 do confronto direto com a Suíça.

A equipe, comandada por Fernando Santos, tem uma mescla boa de jogadores experientes com novos valores de qualidade. As entradas de Bernardo Silva e André Silva deixaram o ataque mais calibrado. A defesa, por outro lado, com jogadores velhos e mais lentos, não tem mais a mesma qualidade.

Mas, sem sombras de dúvida, o foco das atenções recaem para Cristiano Ronaldo. Com cinco Bolas de Ouros conquistadas, o craque sem dúvida é o principal nome de Portugal no Mundial. Ele já provou que para ele não há limites. É um jogador muito ambicioso, tanto coletivamente como individualmente e seu espírito contagia.

História em Copas

A estreia de Portugal em Mundial da FIFA, foi em 1966, quando chegou nas semifinais, onde viria ser derrotada pela anfitriã, e futura campeã, a Inglaterra. Portugal terminou o campeonato em 3.º lugar e Eusébio foi o artilheiro do torneio, com nove golos. Portugal qualificou-se igualmente para as edições de 1986 e 2002, onde não passou na fase de grupos, em 2006, edição que terminou em 4º lugar depois de perder por 3-1 para a seleção anfitriã (Alemanha), em 2010, onde foi eliminado nas oitavas de final pela Espanha por um 1–0.

Na última Copa do Mundo, Portugal teve uma participação para esquecer. A seleção portuguesa caiu no Grupo G da competição, com Alemanha, Estados Unidos e Gana, logo na estreia, a seleção comandada por Cristiano Ronaldo, foi goleada pela Alemanha em Salvador por 4 a 0, na segunda rodada ficou em um empate por 2 a 2 com a seleção americana, a vitória sobre a Gana por 2 a 1 na última rodada não foi o suficiente e acabaram eliminados na fase de grupos.

A estrela

Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo. Na Rússia, Cristiano Ronaldo vai disputar sua quarta Copa, agora com cinco títulos de melhor jogador do mundo no currículo, ele também tem 4 títulos de UEFA Champions League. O atacante não para de quebrar recordes, maior artilheiro da história da Champions, maior artilheiro em uma edição de Champions, maior artilheiro da história do Real Madrid… entre tantos outros. O Gajo chegará com a missão de carregar Portugal até a fase final da copa, mais um desafio que ele vai fazer de tentar para concluir na carreira.

O treinador

Um time pragmático assim só podia ser comandado por Fernando Manuel Fernandes da Costa Santos. Nascido em 1954 em Lisboa, filho de um vendedor e uma doméstica, e torcedor do Benfica desde a infância, ele não tinha como sonho ser treinador, apesar de ter sido o primeiro português a comandar os três grandes de Portugal: Porto, Sporting e seus “Encarnados” de coração.

Apaixonado por matemática, fez curso de eletricista na adolescência. Aos 15 anos, já tinha carteira profissional. Depois, resolveu cursar engenharia elétrica na universidade.

Gostava de jogar bola desde criança. Defensor viril, é incentivado pelos amigos a tentar uma peneira no Benfica. Aprovado, passa a ganhar salário no clube, que também paga a faculdade. O pai ordena que ele finalize os estudos junto com o futebol. Fernando termina o curso e se forma engenheiro, mas nunca mais trabalharia na área.

Assume Portugal após a saída de Paulo Bento. Classifica os lusos sem dificuldades para a Euro-2016, mas vê sua equipe conquistar o título em cima da anfitriã, a França, sem o craque Cristiano Ronaldo que se machucou no começo da final.

Quem já trabalhou com Fernando Santos é só elogios aos seus métodos, principalmente pelo fato do treinador tratar a todos os jogadores com igualdade, desde o craque da equipe até o último garoto promovido das categorias de base.

Como se classificou?

Nas Eliminatórias do continente europeu, Portugal só tropeçou na partida de estreia, com uma derrota. Depois, venceu os outros nove jogos e se consagrou como líder do Grupo B, garantindo a participação no evento. A vaga veio depois da vitória por 2 a 0 do confronto direto com a Suíça. Seus 90% de aproveitamento proporcionou a seleção lusitana a melhor campanha da sua história nas Elimatórias da Europa para Mundial de 2018.

Assim, vão jogar o maior evento do futebol mundial pela quinta vez consecutiva, já que suas outras aparições foram em 1966 e 1986.

A equipe, comandada por Fernando Santos, tem uma mescla boa de jogadores experientes com novos valores de qualidade. As entradas de Bernardo Silva e André Silva deixaram o ataque mais calibrado. A defesa, por outro lado, com jogadores velhos e mais lentos, não tem mais a mesma qualidade. Mas, sem sombras de dúvida, o foco das atenções recaem para Cristiano Ronaldo. Com cinco Bolas de Ouros conquistadas, o craque sem dúvida é o principal nome de Portugal no Mundial. Ele já provou que para ele não há limites. É um jogador muito ambicioso, tanto coletivamente como individualmente e seu espírito contagia.

 

Capital: Lisboa

População: 10,3 milhões de habitantes

Nome da Federação: Federação Portuguesa de Futebol

Fundação: 1914

Filiação à Fifa: 1923

Ranking FIFA: 3° lugar

Participações em Copas: Seis vezes

Melhor campanha em Copas: 3º (1966)

Performance na Copa de 2014: 18º lugar

Outros títulos: Eurocopa (2016)

Adryan Almeida (150 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta